SEJA BEM-VINDO(A)!

Desejo que você possa ter uma ótima navegação, e que desfrute das notícias aqui veiculadas. Não esqueça de voltar, pois você é sempre bem-vindo(a)!

terça-feira, 29 de maio de 2012

Prédio da antiga escola São Domingos é doado para fins de moradia

O prefeito "Novinho" sancionou lei aprovada na Câmara Municipal que autoriza o município a doar o prédio de 157 metros quadrados, onde funcionou a Escola Municipal São Domingos, a dona de casa Maria Bezerra de Oliveira.
 
O imóvel situado no sítio Boa Vista, será utilizado para fins de moradia familiar, ficando vedada a sua locação, troca ou transferência a terceiros, por um período de dez anos.
 
A doação será efetuada por meio de Escritura Pública em Cartório – Carta de Aforamento com cláusula de reversão ao Município de Cerro Cora em caso de descumprimento das condições previstas na Lei nº 716, datada de 10 de maio deste ano.
 
 
Fonte: Blog de Valdir Julião
 
 
 
 
 
Em virtude dos festejos do 10º Festival de Inverno, que será realizado no próximo final de semana (1, 2 e 3 de junho), os jogos decisivos da Taça Cidade de Cerro Corá e os jogos eliminatórios do 23º CMCC, não acontecem nesse período.
 
O retorno da competição mais atraente da região do seridó será dia 10/06, com o Clássico Rei de Cerro Corá: JUVENTUS X BOCA JÚNIOR, que vão decidir a TCCC de 2012.
 
Fonte: Blog atletismonopodio
 
 

Uso de drogas pode deixar de ser crime no novo código penal

 


A comissão de juristas constituída para elaborar o anteprojeto do novo Código Penal aprovou nesta segunda-feira (28) a descriminalização de drogas ilícitas para uso pessoal e a criação do crime de bullying, que no texto ficou classificado como "intimidação vexatória". 

O anteprojeto do Código Penal deve ser entregue até o final de junho ao Congresso e depois será votado no Senado e na Câmara dos Deputados.

 No caso das drogas, o texto aprovado diz que a substância para uso pessoal será assim classificada quando a quantidade apreendida for suficiente para o consumo médio individual por cinco dias, conforme definido pela autoridade administrativa de saúde.

Já o bullying, de acordo com o texto, será configurado quando houver intimidação, constrangimento, ameaça, assédio sexual, ofensa, castigo, agressão ou segregação a criança ou adolescente. A pena é de prisão de um a quatro anos e multa.
 
 
Fonte: O Paralelo

A Cor do som - Semente do amor

Colina dos Flamboyants: um paraíso em Cerro Corá/RN


A Pousada Colina dos Flamboyants, em Cerro Corá, já está recebendo seus primeiros hóspedes, mesmo antes do 10ª Festival de Inverno de Cerro Corá/RN, que acontecerá nos três primeiros dias de junho.

No último final de semana, com a realização do carnaval fora de época do bloco Acorda Véia, a colina já recebeu seus primeiros ilustres hóspedes.

Já para o sábado, dia 2, a Pousada Colina dos Flamboyants vai brindar os hóspedes com um show do saxofonista Carlos Guedes. Ele será a atração do "Por do Sol" na Pousada, às 17 horas daquele dia, e para recepcionar a clientela, vai chegar à colina de canoa, uma idéia de João Marcelo Pereira, que é empresário e também gerencia a pousada.

Vale conferir.


Fonte: Blog Dj Aildo.



Inscrições para o Enem 2012 foram abertas nesta segunda-feira

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 foram abertas às 10h da última segunda-feira (28), de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação.
Os estudantes interessados em fazer o exame que serve como processo seletivo para várias universidades e institutos federais de ensino superior podem se inscrever pela internet, no endereçohttp://sistemasenem2.inep.gov.br. O prazo vai até o dia 15 de junho. A taxa custa R$ 35.
O edital do Enem 2012 foi publicado na edição de sexta-feira (25) do "Diário Oficial da União" (veja o arquivo em pdf). O exame será realizado nos dias 3 e 4 de novembro e o resultado individual dos candidatos será divulgado em 28 de dezembro.
Segundo o Inep, órgão que é vinculado ao MEC e responsável pela realização do exame, a expectativa é que 6 milhões de pessoas se inscrevam para fazer o Enem 2012.
Informações G1

SEXTA-FEIRA TEM XADREZ EM CERRO CORÁ/RN




Fonte: Blog Dj Aildo


Censo Escolar 2012 será aberto nesta quarta-feira(30)

Começa nesta quarta-feira, 30, a primeira etapa do Censo Escolar 2012, quando será aberto o Sistema Educacenso na internet. O período de coleta, digitação e exportação dos dados vai até o dia 30 de julho e o resultado preliminar deve ser publicado no Diário Oficial da União até o dia 15 de agosto. Após a publicação, as escolas terão 30 dias para conferência e correção dos dados listados nos relatórios.

O prazo final para a conclusão da primeira etapa se encerra no dia 30 de novembro, quando as instituições de ensino devem ter enviado ao Ministério da Educação os dados resultantes das correções e verificações do censo. Já a segunda etapa acontece de 1º de fevereiro a 25 de março de 2013. Nessa fase, serão coletadas informações mais detalhadas sobre os estudantes declarados na primeira fase.

O Censo Escolar da Educação Básica, que vai da Educação Infantil ao Ensino Médio, é realizado anualmente e apresenta um raio-x da educação brasileira. Todas as escolas, sejam públicas ou privadas, precisam participar. A coleta de dados é feita através do site www.educacenso.inep.gov.br, onde o usuário deve preencher informações detalhadas sobre a escola, alunos, professores, turmas e auxiliares da Educação Infantil.


Fonte: Blog Dj Aildo


Redação do Enem tem novos critérios de avaliação

Os estudantes que participarem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano terão direito a um sistema mais rígido de correção das redações para garantir uma objetividade maior na nota – de forma a ser comparável com a de outras pessoas.

O Ministério da Educação (MEC) fornecerá um manual para que o estudante saiba exatamente o que se espera dele e, o mesmo documento, servirá para orientar o trabalho das equipes de correção. Além disso, as provas poderão ser lidas por mais examinadores se receberem avaliações muito diferentes em cada fase de correção (veja tabela).

Cinco competências serão avaliadas de forma independente e terão uma pontuação específica. O estudante deve: (a) demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita; (b) compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo; (c) selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; (d) demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e (e) elaborar proposta de solução para o problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Equipes - A redação será corrigida por dois corretores de forma independente. Cada um atribuirá uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências. A nota total de cada corretor corresponde à soma das notas atribuídas a cada uma das competências.


Fonte: Blog Dj Aildo



Cerro Corá incluído na Rede Cegonha



O Secretario de Saúde do Município, Jailmar Jargas, relatou ao Blog de Novinho a importância do programa para o Município, tendo em vista o fortalecimento das Ações na assistência do pré-natal o efério e acompanhamento ao recém-nascido.

No entanto, as parcerias existentes entre governo federal, estadual e municipal, articula e os municípios terão vários benefícios, como tendo em vista o cumprimento do prazo pela secretaria de saúde estar inserido no PAC.

A Rede Cegonha que o Ministério da Saúde criou para diminuir os índices de mortalidade materna e melhor atender as mulheres durante a gestação, inclusive 147 dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, Cerro Corá está incluindo no grupo da 4ª regional de saúde, sediada em Caicó, na região do Seridó, cuja relação dos municípios é a seguinte:
→ Acari, Bodó, Caicó, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Cruzeta, Currais Novos, Florânia, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, Jucurutu, Ouro Branco, Parelhas, Santana do Matos, Santana do Seridó, São Fernando, São João do Sabugi, São José do Seridó, São Vicente, Serra Negra do Norte, Tenente Laurentino Cruz e Timbaúba dos Batistas.

O Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), visa também reduzir os índices de mortalidade infantil.

Fonte: Blog de Novinho

DIRETRIZES GERAIS E OPERACIONAIS DA REDE CEGONHA


APRESENTAÇÃO

A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde, operacionalizada pelo SUS, fundamentada nos princípios da humanização e assistência, onde mulheres, recém-nascidos e crianças tem direito a:
* Ampliação do acesso, acolhimento e melhoria da qualidade do pré-natal.
* Transporte tanto para o pré-natal quanto para o parto.
* Vinculação da gestante à unidade de referência para assistência ao parto – “Gestante não peregrina!” e “Vaga sempre para gestantes e bebês!”.
* Realização de parto e nascimento seguros, através de boas práticas de atenção.
* Acompanhante no parto, de livre escolha da gestante.
* Atenção à saúde da criança de 0 a 24 meses com qualidade e resolutividade.
* Acesso ao planejamento reprodutivo.

É uma Rede de cuidados que assegura às:

1. MULHERES: o direito ao planejamento reprodutivo, à atenção humanizada à gravidez, parto e puerpério.
2. CRIANÇAS: direito ao nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudáveis.

Tem como objetivos:

1. Novo modelo de atenção ao parto, nascimento e à saúde da criança
2. Rede de atenção que garanta acesso, acolhimento e resolutividade
3. Redução da mortalidade materna e neonatal

COMPONENTES

1. GARANTIA DO ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO, AMPLIAÇÃO DO ACESSO E MELHORIA DA QUALIDADE DO PRÉ-NATAL: suficiência de consultas; ampliação de exames e retorno em tempo hábil; visitas ao local do parto.
2. GARANTIA DE VINCULAÇÃO DA GESTANTE À UNIDADE DE REFERÊNCIA E AO TRANSPORTE SEGURO: regulação com vaga sempre; vale transporte e vale-táxi; casas de gestante e bebê.
3. GARANTIA DAS BOAS PRÁTICAS E SEGURANÇA NA ATENÇÃO AO PARTO E NASCIMENTO: suficiência de leitos; direito a acompanhante; boas práticas; ambiência; estímulo ao parto normal.
4. GARANTIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DAS CRIANÇAS DE 0 A 24 MESES COM QUALIDADE E RESOLUTIVIDADE: promover aleitamento materno; garantir acompanhamento da criança na atenção básica; garantir atendimento especializado para casos de maior risco; busca ativa dos faltosos, sobretudo de maior risco; garantir acesso às vacinas disponíveis no SUS.
5. GARANTIA DE DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS: Implementar estratégias de comunicação social e programas educativos relacionados à saúde sexual e reprodutiva; promoção, prevenção e tratamento das DST/Aids; orientação e oferta de métodos contraceptivos.

FINANCIAMENTO

O Ministério da Saúde se compromete a realizar o seguinte aporte de recursos:
• PRÉ-NATAL: 100% de custeio dos exames; fornecimento de kits para as UBS e para as gestantes.
• TRANSPORTE: 100% de custeio do transporte (vale transporte e vale táxi).
• CENTRO DE PARTO NORMAL (CPN) E CASA DA GESTANTE, BEBÊ E PUÉRPERA (CGB): 100% de custeio/ano, com investimento para construção nos dois primeiros anos.
• LEITOS: 80% de custeio para ampliação e qualificação dos leitos (UTI, UCI, Canguru). Financiamento da ambiência para os locais de parto. Investimento nos dois primeiros anos.

IMPLEMENTAÇÃO

A Rede Cegonha será implantada em todo o território Nacional.
A estratégia para o início da implantação obedecerá a critérios epidemiológicos (altas Taxas de Mortalidade Infantil e de Razão de Mortalidade Materna) e de densidade populacional. A Rede Cegonha obedecerá à seguinte gradação de cobertura da Implementação:
1. PRÉ-NATAL: 30% em 2011 – 50% em 2012 – 70% em 2013 – 100% em 2014
2. PARTO E NASCIMENTO:
• CPN e CGB gradação de implantação: 40% – 60% – 80% – 100%.
• Leitos: com gradação de implantação: 10% – 30% – 50% – 70% (2014) – 90% (2015) e 100% (2016).
3. PUERPÉRIO E ATENÇÃO À CRIANÇA: 30% em 2011 – 50% em 2012 – 70% em 2013 – 100% em 2014

OPERACIONALIZAÇÃO

A operacionalização da Rede Cegonha está construída em cinco fases:
1. DIAGNÓSTICO: com a apresentação da rede Cegonha no território, apresentação e análise da matriz diagnóstica nas CIBs, Homologação da Rede Cegonha na Região e instituição de um grupo condutor formado pela SES, COSEMS e apoio institucional do MS
2. DESENHO REGIONAL: com realização do diagnóstico situacional e pactuação do desenho no CGR e proposta de plano operativo, inclusive com o aporte de recursos necessários
3. CONTRATUALIZAÇÃO MUNICIPAL: com o desenho da Rede Cegonha no Município, realização da contratualização dos pontos de atenção da Rede e instituição do Grupo Condutor Municipal
4. QUALIFICAÇÃO: com cada um dos componentes da rede sendo qualificados através do cumprimento de requisitos mínimos
5. CERTIFICAÇÃO: após a verificação da qualificação de todos os componentes o Ministério d saúde certificará a rede cegonha no território, e realizará reavaliações anuais da certificação.

MATRIZ DIAGNÓSTICA

A Matriz é composta por quatro grupos de indicadores, que também servirá para priorização epidemiológica :
1. INDICADORES DE MORTALIDADE E MORBIDADE
* Número de nascidos vivos e % de mais de 7 consultas no PN;
* Incidência de sífilis congênita (Indicador 7 do Pacto pela Vida);
* Número absoluto de óbitos infantis (neo-natal e pós-neonatal);
* Número absoluto de óbitos Maternos por município.
2. INDICADORES DE ATENÇÃO
* Cobertura de equipes de Saúde da Família;
* Tipo de parto: % de partos cesáreos e partos normais. Cesárea em primípara Ig > 32; Idade da mãe;
* % de gestantes captadas até a 12ª semana de gestação;
* % de crianças com consultas preconizadas até 24 meses;
* % de crianças com as vacinas de rotina de acordo com a agenda programada.
3. SITUAÇÃO DA CAPACIDADE INSTALADA HOSPITALAR
* Número de leitos obstétricos total e por estabelecimento de saúde;
* Identificação das maternidades para gestação de alto risco e/ou atendimento ao recém nascido e crianças de alto risco;
* Identificação dos leitos UTI neonatal existentes;
* Identificação dos leitos UTI adulto existentes.
4. INDICADORES DE GESTÃO
* % de investimento estadual no setor saúde;
* PDR atualizado;
* PPI atualizada;
* Identificação de centrais de regulação: (I) urgências e emergências-SAMU; (II) de internação; (III) consultas e exames;
* Implantação de ouvidorias do SUS no estado e capital.
*** Se você é Gestor Estadual (Governador ou Secretário Estadual de Saúde) ou Gestor Municipal (Prefeito ou Secretário Municipal de Saúde) e tem interesse em participar do REDE CEGONHA, CLIQUE AQUI


Fonte:http://portal.saude.gov.br

Governadora entrega 100 cadeiras de rodas em Caicó a pacientes atendidos pelo CRI


O Secretario de Saúde jailmar jargas, representante do cofens, esteve em Caicó representando o Município de Cerro Corá-RN, na entrega de cadeira, onde recebeu da governadora 1 Cadeira de Rodas e 1 cadeira de banho para o município de Cerro Corá.

Serão beneficiados os portadores de necessidades especiais. A governadora Rosalba Ciarlini esteve em Caicó, neste sábado (26), onde fez a entrega de 100 cadeiras de rodas a pacientes atendidos pelo Centro de Reabilitação Infantil (CRI). A solenidade aconteceu às 10h, no Centro Educacional José Augusto – CEJA, bairro Penedo.
A entrega dos equipamentos – dos tipos comum, especial e de banho – vai atender pacientes residentes em cidades que integram a IV Região de Saúde (IV URSAP), da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Os municípios contemplados são: Acari, Caicó, Carnaúbas dos Dantas, Cerro Corá, Cruzeta, Currais Novos, Equador, Florânia, Ipueira, Jardim do Seridó, Jucurutu, Lagoa Nova, Ouro Branco, Parelhas, Santana dos Matos, São João do Sabugi, São José do Seridó, São Vicente, Serra Negra do Norte, Tenente Laurentino e Timbaúba dos Batistas.

Para a gerente da IV Ursap, Virgínia Costa, este é um momento importante para os usuários desses municípios. “Os pacientes aguardavam essa entrega com ansiedade, já que sabemos a facilidade que terão para locomoção com esse equipamento”, disse.

Fonte: Blog de Novinho


 

Atletas de Cerro Corá trazem 4 medalhas de Simões Filho BA


O atletismo de Cerro Corá está em alta. Terminarou nesse domingo, na cidade de Simões Filho BA, o Norte Nordeste Juvenil de Atletismo; os três representantes de Cerro Corá trazem nas suas bagagem 4 medalhas para nossa cidade.

Mesmo sendo ainda da categoria menores, os nossos meninos não descepcionaram. Veja os resultados dos nossos atletas: Lívia Borges, mesmo tendo sido 7º lugar nas provas individuais do 100 e 200 rasos, conseguiu sua medalha de ouro no revezamento 4 x 100, formado por Lívia, Taisa de Goianinha, Fraçoas de Currais Novos e Tainara de Touros.


Lívia ganha ouro no 4 x 100, Raiane França conseguiu a terceira colocação no heptatlo, conseguindo assim sua 1ª medalha a nível regional, principalmente na categoria juvenil.


Raiane França foi bronze no Heptatlo, Fábio Leonildo estreante também em Norte Nordeste, conseguiu duas medalhas de bronze, a 1ª no 400 com barreira, e a outra no revezamento 4 x 400 formado por Leonildo, Marcos de Natal, Lucas e Janilson de Lima, ambos de Touros.

Leonildo trás duas medalhas de bronze, uma no 400 com barreira e outra no 4 x 400. Aos meninos nossos parabéns pelos resultados e que essas medalhas sejam as primeiras de muitas que virão ainda esse ano.

CERRO CORÁ ESTÁ FELIZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ !!!

Fonte: Blog atletismonopodio


Município de Cerro Corá realizará hoje, terça-feira, o 2º Fórum do selo unicef


No final deste ano se encerra a atual edição do Selo UNICEF, após 3 anos de intensa mobilização nos municípios pela melhoria nas condições de vida de crianças e adolescentes. Mas, até a divulgação dos vencedores, os municípios ainda devem cumprir algumas atividades, entre elas o 2º Fórum Comunitário, cuja realização é uma das condições necessárias para continuar participando dessa edição.

O 2º fórum acontecerá hoje terça-feira(29) a partir da 07:00 horas no Centro de Convivencias dos Idosos em Cerro Corá e contará com a participação de uma mediadora do UNICEF, que visitará cada um dos municípios, avaliando o Fórum; visitando e avaliando o grau de funcionamento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Tutelar, dentre outras atividades.
 

Além da realização do 2º Fórum, para continuar concorrendo, o município precisa manter o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em funcionamento, realizar atividades relacionadas aos temas “Educação para a Convivência com o Semiárido” e “Arte e Cultura e Identidade – Comunicação para a Igualdade Étnico-racial” e Esportes.
No 2º Fórum Comunitário, o município prestará contas à comunidade do que foi feito para melhorar os indicadores relacionados à infância e à adolescência, avaliando o quanto o município avançou em relação ao Plano de Ação elaborado no 1º Fórum.

Fonte: Blog de Novinho