SEJA BEM-VINDO(A)!

Desejo que você possa ter uma ótima navegação, e que desfrute das notícias aqui veiculadas. Não esqueça de voltar, pois você é sempre bem-vindo(a)!

quarta-feira, 7 de março de 2012

JA defende aliança política

Mossoró - O presidente nacional do Democratas, senador potiguar José Agripino Maia, estranhou as declarações do ministro da Previdência Social, senador licenciado Garibaldi Alves Filho (PMDB), com relação ao apoio do DEM à pré-candidatura do deputado estadual peemedebista Hermano Morais à Prefeitura do Natal. Garibaldi disse que não iria insistir no apoio da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) por não vislumbrar interesse da governadora na aliança.

 

Alex RégisAgripino mantém proposta de escolha pelos números de pesquisasAgripino mantém proposta de escolha pelos números de pesquisas

Para Agripino, o grupo que dá suporte político à governadora decidiu, em almoço realizado em Brasília e na casa do deputado federal João Maia (PR), que a ideia central da sucessão eleitoral na capital do Estado passaria pela união dos partidos aliados no plano estadual. Esse projeto envolveria DEM, PMDB, PR e PSDB, além de outras legendas partidárias, como o PMN. "Acho que Garibaldi é um homem franco, mas ele sabe que a minha tese, e isso acertamos em almoço que fizemos meses atrás na casa do deputado João Maia, na presença de Carlos Augusto, João Maia, Garibaldi e Henrique (Alves), de fazermos em Natal a união dos candidatos a prefeito do PSDB, do Democratas, PMDB e PR. E através de uma avaliação, escolhermos um candidato dentre os pré-candidatos o preferido. O mais votado", disse o Agripino.

Na época, segundo Agripino, Garibaldi topou e todos aprovaram a ideia. O senador democrata disse que, infelizmente essa ideia não foi para a frente. "Continuo e não vou desistir. Só desistirei na hora que houver as convenções e os partidos tiverem escolhido candidatos individualizados. Mas a minha tese, na qual vou persistir até a última hora, é a da união dos candidatos da base política de Rosalba em torno de um nome único", afirmou.

José Agripino comentou ainda que os resultados das pesquisas eleitorais feitas até agora na capital do Estado indicam que o eleitorado natalense ainda não definiu seu candidato. Para ele, o eleitor não está antenado com o processo eleitoral. "Existe hoje é recall, é lembrança de nomes que já foram prefeitos, como Wilma (de Faria) e Carlos Eduardo. O eleitor vai fazer a sua opção mesmo é durante o processo eleitoral, das convenções pra frente.

A governadora Rosalba Ciarlini corroborou as palavras de Agripino, com relação à união dos partidos e disse: "o ministro, com a sua experiência e com o jeitinho que ele tem, de simpatia maior... O que ele quer dizer é que temos que continuar perseguindo a ideia de união e que seja candidato aquele que estiver melhor colocado nas pesquisas."


Fonte: http://www.tribunadonorte.com.br/



Manifestantes ocupam gramado do Congresso para protestar contra aprovação do novo Código Florestal

Um protesto contra a votação do novo Código Florestal reuniu, na manhã de hoje (7), cerca de 1.100 pessoas de todas as partes do país e da América Latina, no gramado em frente ao Congresso Nacional. A ação faz parte da campanha nacional #MangueFazaDiferença, que percorreu 35 praias do litoral brasileiro em defesa das florestas e da preservação das áreas ecológicas.

A campanha, coordenada por uma coligação formada por 163 organizações não governamentais, escolheu Brasília para o encerramento da campanha.

Segundo o diretor de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica, Mario Mantovani, o movimento quer demonstrar que existe a preocupação de toda a sociedade em relação à votação do Código Florestal. "O que a gente quer mostrar é que esse 'papo' não é só de ambientalista e ruralista. Tem muito mais coisa quando se trata de política pública, de interesse nacional. O que a gente está vendo aqui hoje é uma reação àquilo que os ruralistas dizem que é um interesse do agronegócio", disse.

Mantovani defende que o governo atue no ajuste de questões delicadas do código e que não ceda a pressões partidárias, permitindo que a base aliada vote um projeto de tal importância com tanta rapidez. "Nós queremos fazer com que todos tenham uma participação, que todos [os movimentos] sejam ouvidos. Não há essa urgência, essa pressa para votar aquilo que é de interesse daqueles que não querem pagar suas contas [...] que querem simplesmente continuar surfando em cima deste grande momento brasileiro, que é o agronegócio", completou.

Para Rodrigo Joffily Bucar Nunes, empresário e militante do grupo Mangue Faz a Diferença, a participação das pessoas na passeata evidenciou o desgosto da maioria da população com relação à gestão do governo em certos assuntos. "Esse movimento mostra a posição da sociedade civil que não quer ver a coisa aprovada. Não adianta gerar mais alimento de forma insustentável acabando com recursos naturais, é andar pra trás. O que fica claro pra gente é que quem está lá dentro não respeita a gente [referindo-se ao Congresso]. Estamos aqui na porta dizendo que tem algo errado", alertou.

O estudante de psicologia Renan Lucena saiu do Rio de Janeiro participar das atividades do movimento #VetaDilma, no gramado do Congresso, e disse que a votação do Código Florestal deveria ser uma preocupação nacional. "Esta é uma mobilização nacional, embora muita gente não dê muita bola para o que está rolando aí no Congresso, mas a questão das leis ambientais do nosso país é algo impactante."

A votação da proposta do Código Florestal, marcada para ontem (6), na Câmara dos Deputados, foi adiada para a próxima terça-feira (13), em reunião de líderes da base aliada. De acordo com o líder do governo na Casa, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), a votação foi remarcada para que o relator, Paulo Piau, possa concluir o seu parecer sobre a pauta.

*Fonte: Agência Brasil

Ministro responde na sexta se aceita ou não o pedido de desculpas da Fifa

Em entrevista exclusiva no Recife, Aldo Rebelo confirma ter conversado com Joseph Blatter e garante a realização da Copa no Brasil

De passagem pelo Recife, onde visita nesta quarta-feira as obras da Arena Pernambuco, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo confirmou ter recebido dois pedidos de desculpa encaminhados pela Fifa por causa da declaração do secretário-geral da entidade, o francês Jérôme Valcke, que na semana passada criticou a condução do Brasil em relação à organização do evento, chegando ao ponto de utilizar uma expressão em francês que dizia que o país precisava 'levar um chute no traseiro' para acelerar as obras. O fato  gerou revoltou o ministro Aldo Rebelo, a ponto de de fazê-lo de pedir o afastamento de Jérôme Valcke da função de interlocutor da Fifa com o governo brasileiro. Sobre os pedidos de desculpas, o ministro disse que só irá se posicionar se os aceita ou não quando retornar a Brasília, nesta sexta-feira, e conversar com a presidente Dilma Roussef.

Ministro do Esporte, Aldo Rebelo visita, nesta quarta, as obras da Arena Pernambuco
















- Eu recebi uma carta do secretário-geral da Fifa, em seguida, recebi outra carta, também com pedido de desculpas do presidente da Fifa (Joseph Blatter) e falei por telefone com ele. Naturalmente, na expectativa que esse incidente não voltasse a se repetir e que determinadas expressões não fossem mais usadas. E o presidente da Fifa me garantiu que episódio não voltará a se repetir - afirmou o ministro.

Perguntado se acompanharia a comitiva da Fifa, na semana que vem em visita a Recife, Cuiabá e Brasília, e que será lidarada pelo secretário-geral Jérôme Valcke, o ministro afirmou que ainda não ter tomado uma decisão.

- Só quando voltar a Brasília é que vamos decidir. O governo brasileiro deseja manter um ambiente de cooperação com a Fifa, com os organizadores, e ao mesmo tempo também um ambiente de respeito mútuo. É isso que preside a orientação do governo brasileiro, que cuida do interesse do país e da população.

Aldo Rebelo  também comentou sobre a decisão dos deputados da comissão especial que analisa o projeto da Lei Geral da Copa na Câmara, em Brasília, que aprovou a possibilidade de venda de bebidas alcoólicas durante o Mundial em 2014.

- A decisão do congresso era razoavelmente esperada. É permitido o consumo de bebidas, desde que se proteja a saúde pública, a segurança e os menores de idade.

O ministro disse não ter preocupação sobre o risco da não-realização do Mundial no Brasil.

- Não há nenhum risco, e o Mundial será realizado no Brasil como o maior evento de todos os tempos em relação à Copa do Mundo. Nós temos verificado não apenas a construção dos estádios, a infaestrutura, capacidade hoteleira e tudo caminha para que o Brasil realize a Copa do Mundo não só como uma organização vitoriosa como acolha os turistas como nunca acolheu antes.

Essa é a primeira visita de Aldo Rebelo ao Recife como ministro do Esporte. Ele irá conhecer a Arena Pernambuco, que está sendo erguida no município de São Lourenço da Mata, a 19km do Recife, e terá capacidade para 46 mil torcedores. No momento, as obras estão em 32% concluídas.


* Fonte: globoesporte.com


Ministro da Educação prestigia entrega de ônibus escolares aos municípios do RN

O Governo do Estado amplia o Programa de Transporte Escolar e entrega nesta quinta-feira (8), 100 ônibus escolares a 64 municípios do Rio Grande do Norte. A solenidade contará com a presença do Ministro da Educação, Aloísio Mercadante, e será realizada às 14h, no Centro de Convenções de Natal.

 

Demis Roussos/AssecomGoverno do Estado fará a entrega de 100 novos ônibus escolares na quinta-feiraGoverno do Estado fará a entrega de 100 novos ônibus escolares na quinta-feira

São 70 ônibus e 30 micro-ônibus adquiridos com recursos próprios do Governo do Estado, representando um investimento global de R$ 21.458.800,00.

"Este grande investimento mostra que o Governo do Rio Grande do Norte trabalha verdadeiramente por uma Escola de qualidade e para todos. Agora estamos eliminando as distâncias que existiam entre as comunidades e nossas Escolas. Estamos dando também melhores condições de transporte aos nossos alunos", afirma a secretária estadual da Educação, professora Betania Ramalho.

A nova frota de ônibus beneficia de imediato 28 mil estudantes do Ensino Médio e Fundamental nas diversas regiões do Rio Grande do Norte.

Em Natal, já estão rodando, desde o início do ano letivo na última semana, 26 novos ônibus escolares, atendendo a mais de 4.000 crianças e jovens alunos das Escolas Estaduais Walter Duarte Pereira, Professor Antonio Pinto de Medeiros, Peregrino Júnior, José Fernandes Machado, Luiz Antonio, Djalma Aranha Marinho e Walter Gurgel.

Os outros 74 ônibus escolares serão entregues as prefeituras de municípios de todas as regiões do Rio Grande do Norte, através de convênios com a Secretaria Estadual da Educação.

Com informações da Assecom.