SEJA BEM-VINDO(A)!

Desejo que você possa ter uma ótima navegação, e que desfrute das notícias aqui veiculadas. Não esqueça de voltar, pois você é sempre bem-vindo(a)!

segunda-feira, 12 de março de 2012

Corte de terra vai levar 45 dias

O programa de corte de terra da Prefeitura de Cerro Corá vai  ser executado por um período de 45 dias, de acordo com o extrato de dispensa de licitação que contratou Francisco Jailson de Souza com a finalidade de prestar o serviço com a locação de  um trator Valmet 985. Com o período chuvoso, os agricultores cerrocoraenses vão preparar a área agricultável, principalmente da Serra de Santana, para a colheita que tradicionalmente ocorre até junho.

Por determinação do prefeito Raimundo Marcelino Borges, o "Novinho",  o pregoeiro Luiz Suetônio de Oliveira também está promovendo para o dia 23 de março, a realização de pregão eletrônico com a finalidade de contratação de uma carreta tanque com capacidade para 3.500 litros de água.

"Aldin" quer disciplinar tráfego de rua do comércio durante a feira livre

Um projeto de lei interessante é do vereador Francisco Aldo, que disciplina o trânsito e o estacionamento de veículos na rua Sérvulo Pereira, a principal do comércio de Cerro Corá. O projeto proíbe a carga e descarga de mercadorias e estacionamento de automóveis e motos no período das 6 às 11 horas, na faixa esquerda daquela artéria durante o dia da feira livre, aos sábados. A matéria será submetido à votação dos nove vereadores.





A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO, PROFESSORA FÁTIMA MELO, ENTREGA AO PREFEITO NOVINHO, O PROJETO DE ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO



O prefeito Raimundo Marcelino Borges (Novinho), recebeu em seu gabinete, a secretária Municipal de Educação Fátima Mélo, acompanhada da doutora Alice Maria e a equipe de Psicopedagogo(as) de Cerro Corá – Graça , Suele e Maneto.

O objetivo do encontro foi a secretária Fátima Mélo entregar ao Prefeito a proposta de trabalho que será desenvolvido no Centro de Atendimento Psicopedagógico, apresentar a doutora Alice, que irá supervisionar o trabalho, e combinar o dia do lançamento do projeto. Ficou agendado para o dia 17 de março.


Com informação do Blog http://www.novinho.org/



Coca-Cola e Pepsi terão de informar no rótulo, riscos à saúde

Os responsáveis pela fabricação da Coca-Cola e da Pepsi terão de alterar a composição do corante caramelo dos seus refrigerantes. A decisão foi baseada na legislação da Califórnia, nos Estados Unidos, que obriga as empresas a incluir nos rótulos das bebidas com certas doses de substâncias cancerígenas essa informação.
A Coca-Cola e a Pepsi controlam cerca de 90% do mercado norte-americano de refrigerantes. As alterações na composição da Coca-Cola e da Pepsi, que começaram a ser feitas na Califórnia, vão ser ampliadas para todo o país. Mas a expectativa, segundo analistas, é que se estenda para os outros países.
Representando a empresa Coca-Cola nas negociações com a Justiça da Califórnia, Diana Garza-Ciarlante disse que a companhia determinou aos fornecedores de corante caramelo que modifiquem o processo de fabricação do produto.
O objetivo da medida, segundo a Coca-Cola, é reduzir a substância denominada química 4-metilimizadol – apontada como uma ameaça à saúde. De acordo com Garza-Ciarlante, a empresa tomou a iniciativa, apesar de acreditar que não há risco para a saúde pública que justifique a alteração na composição da Coca-Cola.
A associação norte-americana que representa a indústria das bebidas informou que a Califórnia adicionou o corante à lista de substâncias cancerígenas sem provas que associem o seu consumo ao aparecimento da doença.


Governadora Rosalba: mais 100 ônibus escolares para o RN, no segundo semestre

A governadora Rosalba Ciarlini falou sobre a importância de oferecer um transporte de qualidade aos estudantes do Rio Grande do Norte. Ela lembrou que, além dos veículos adquiridos pelo Governo do Estado, o Estado também vai receber mais 50 ônibus do Ministério da Educação, por meio do Programa Caminhos da Escola, como uma forma de contra partida do Governo Federal.
“Com recursos de programas dos Governos estadual e federal, estamos entregando 100 ônibus aos municípios, que vão se somar aos 50 ônibus adquiridos pelo Ministério da Educação, e ainda este ano serão comprados mais 100 ônibus”, reforçou a governadora. Os recursos investidos pelo Governo do Estado são oriundos do Tesouro Estadual. Antes, a Secretaria contratava empresas de locação de veículos. A opção pela compra, em detrimento da locação, se deve à possibilidade de redução de custos e principalmente em função dos problemas ocorridos, ao longo de 2011, que causaram grandes prejuízos aos alunos com a falta do transporte.
 
 
 

Dilma anuncia mudança nas regras de propriedade do Minha Casa, Minha Vida

A presidenta Dilma Rousseff anunciou uma mudança nas regras de propriedade do Programa Minha Casa, Minha Vida para garantir que as mulheres fiquem com os imóveis em caso de separação. A partir de agora, se houver divórcio ou dissolução de união civil estável, o imóvel ficará, necessariamente, em nome da mulher.

A regra valerá para famílias com renda mensal de até três salários mínimos, inscritas no programa. Nessa faixa de renda, o subsídio do governo para a compra do imóvel chega a 95% do valor. A única exceção será quando o pai tiver a guarda exclusiva dos filhos. Neste caso, o marido ficará com o imóvel após a separação.

Segundo o porta-voz da Presidência, Thomas Traumann, a mudança segue a mesma lógica de outros programas do governo, como o Bolsa Família, de privilegiar as chefes de família como beneficiárias. A mudança será editada por meio de medida provisória, que será publicada, em edição extraordinária do Diário Oficial da União.
 
 
Com informações do Blog Dj Aildo.
 
 
 

SINAL DA TV PONTA NEGRA/RN NÃO ESTÁ FUNCIONANDO EM CERRO CORÁ,LAGOA NOVA E BODÓ



O sinal da a filiada do SBT no Rio Grande do Norte, a TV Ponta Negra, está fora do ar em Cerro Corá,Lagoa Nova e Bodó. Nesses municípios os telespectadores já estão sem assistire seus programa favoritos.

Vale lembrar que esse sinal é local, que contém a programação do estado e nacional, apenas pessoas que não utiliza a antena parabólica.

Acreditamos que seja um problema técnico no retransmissor da emissora.

Em nome dos nossos leitores solicitamos providencias.
 
Com informações do Blog Dj Aildo.
 
 
 

JUMENTO AGORA É PRODUTO TIPO EXPORTAÇÃO, É MOLE.


"É verdade, meu senhor essa estória do sertão. Padre Vieira falou que o jumento é nosso irmão". O trecho inicial do poema de Luiz Gonzaga e José Clementino aviva a importância de um animal que faz parte da história e do desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte. Popularmente conhecido como jegue, o animal vem se tornando assunto em todo o Brasil. Em um protocolo de intenções assinado entre a China e o RN, a exportação do asinino é um dos interesses almejados pelo mercado asiático, que já importa os animais da Índia e da Zâmbia. O protocolo tenciona fazer com que o RN e outros estados nordestinos exportem cerca de 300 mil jegues por ano para o gigante.

De acordo com o secretário estadual de Agricultura e Pesca, Betinho Rosado, o interesse chinês se deve à elevada concentração do espécime em terras nordestinas, o que pode ser uma boa alternativa para o mercado potiguar expandir para um novo segmento. "Além de movimentar a economia local, a iniciativa ainda pode resolver o problema de excesso de oferta de jegues na região", afirma o secretário. Atualmente, são contabilizados cerca de 55 mil jegues em todo o estado.

Segundo o titular da Sape, com as facilidades de financiamento, houve um crescimento muito grande do uso de motos para o transporte local e os jegues estão perdendo espaço no uso diário das pessoas do interior do estado. Foi em junho de 2011 que o grupo de empresários chineses percorreu o Nordeste, desde a Bahia até o Rio Grande do Norte, conversando com fazendeiros e políticos.

"Temo que no nosso estado não tenhamos empresários interessados em investir no segmento. Afinal, é um mercado novo, e tudo o que é desconhecido assusta um pouco", frisa Betinho. Na China, os populares jegues são utilizados na indústria de alimentos e na de cosméticos. Por ano, os chineses sacrificam 1,5 milhão de jumentos. O gigante asiático está com o interesse de ampliar esse número para dois milhões. O processo envolve tecnologia de ponta, com melhoria genética, cuidados na produção dealimentos específicos e assistência técnica.

Na opinião do secretário adjunto de Agricultura, José Simplício de Holanda, a exportação dos jegues resolveria um problema local. Em regiões do Alto Oeste e Seridó, o animal é altamente rejeitado pelos ex-proprietários que abandonam os animais nas estradas. Reproduzindo-se, os jegues ocupam rodovias e geram acidentes graves, risco que, para Holanda, seriam reduzidos com a adoção do programa de garantia de compra dos animais a preços de mercado, o Projegue.

"É muito difícil lidar com essa situação. Diria que é incontrolável. Por isso acredito no potencial dessas negociações. Asnos só servem para causar acidentes nas estradas. Quem já possuiu um o substituiu por motos", diz Holanda. Simplício afirma que a criação do jumento é simples, uma vez que ele "se cria sozinho" e facilmente se reproduz (gestação de 11 meses). Mas, por enquanto, o projeto ainda não teve maiores avanços, mesmo com boas expectativas por parte do Governo do Estado.
 
DN/DJ
 
 
 

Ex-presidente Lula deixa hospital após sete dias internado

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou o Hospital Sírio-Libanês na tarde de ontem (11) após permanecer internado por uma semana. De acordo com boletim médico, Lula deverá continuar a receber medicamentos até o próximo dia 16.
“O paciente alcançou uma melhora clínica e deverá receber antibiótico, ambulatorialmente, no hospital até o dia de 16 de março. Durante a internação, o paciente atingiu uma acentuada melhora clínica e normalização dos exames de sangue e da tomografia de tórax”, diz o texto do boletim divulgado pelo hospital.
O ex-presidente foi internado no último dia 4 após ter apresentado febre baixa. Segundo o hospital, foi constatada uma infecção pulmonar de leve intensidade. Lula recebeu a administração endovenosa de antibióticos.
No dia 17 de fevereiro, Lula havia encerrado seu tratamento contra um câncer na laringe, depois de passar por várias sessões de radioterapia. A equipe médica que atendeu o presidente foi coordenada pelas médicos Roberto Kalil Filho, Artur Katz, Paulo Hoff e David Uip.
AGB


Coligações eleitorais apenas nas eleições majoritárias (Presidente da República, Governador e Prefeito) entra em pauta amanhã no senado

"Começa a correr nesta terça-feira (13/03/2012) o prazo para discussão, em primeiro turno, da PEC 40/11, uma das propostas mais polêmicas da Reforma Política. De autoria do Senador José Sarney, a PEC altera o Art. 17 da Constituição Federal, para permitir coligações eleitorais apenas nas eleições majoritárias (Presidente da República, Governador e Prefeito).

O objetivo da proposta seria evitar as "uniões passageiras ou por mera conveniência" estabelecidas no período eleitoral para as eleições proporcionais, geralmente sem qualquer afinidade entre os partidos coligados no que diz respeito ao programa de governo ou à ideologia. Essas coligações efêmeras, justifica o autor, têm por objetivo, geralmente, aumentar o tempo de propaganda eleitoral no rádio e na televisão de partidos maiores e viabilizar a conquista de um número maior de cadeiras nas Casas Legislativas por partidos menores, ou ainda permitir que esses partidos menores alcancem o quociente eleitoral."
 
 
Fonte: tribuna do norte
 
 
 

Avaliação no IDSUS - Cerro Corá aparece na frente de grandes cidades, tipo Caicó e Currais Novos, entre outras.

O Ministério da Saúde divulgou semana passada um conjunto de indicadores, o IDSUS, que medem a qualidade dos serviços de Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.
Os dados atribuem notas e traçam um perfil sobre a qualidade dos serviços prestados pelo SUS nos estados e municípios, levando em consideração o acesso aos serviços, e se eles são prestados em sua totalidade.
Nessa avaliação, o município de Cerro Corá ficou como 93º colocação no estado com índice de 5,48
MUNICÍPIO / ÍNDICE:
1º Lucrécia 6,87
2º Santana do Seridó 6,69
3º Caraúbas 6,33
4º Parazinho 6,33
5º São Paulo do Potengi 6,33
6º Guamaré 6,25
7º Senador Georgino Avelino 6,24
8º Serra Negra do Norte 6,24
9º Acari 6,22
10º Santana do Matos 6,22
11º Monte das Gameleiras 6,21
12º São Rafael 6,21
13º Lajes 6,20
14º Lajes Pintadas 6,20
15º Passagem 6,18
16º Pedra Preta 6,17
17º Fernando Pedroza 6,13
18º Pedra Grande 6,11
19º Severiano Melo 6,10
20º Lagoa de Pedras 6,08
21º São Fernando 6,08
22º Barcelona 6,06
23º Equador 6,05
24º Lagoa Salgada 6,04
25º São Pedro 6,04
26º Caiçara do Norte 6,03
27º Ruy Barbosa 6,03
28º São José do Seridó 6,02
29º São Miguel do Gostoso 6,02
30º Sítio Novo 6,02
31º Monte Alegre 6,01
32º Lagoa de Velhos 6,00
33º Carnaúba dos Dantas 5,99
34º Janduís 5,99
35º Rodolfo Fernandes 5,99
36º Senador Elói de Souza 5,99
37º Caiçara do Rio do Vento 5,98
38º Rio do Fogo 5,98
39º São Vicente 5,97
40º Japi 5,96
41º Serrinha 5,96
42º Arês 5,95
43º Várzea 5,95
44º Tangará 5,94
45º Santa Maria 5,93
46º Ouro Branco 5,92
47º Afonso Bezerra 5,91
48º Timbaúba dos Batistas 5,91
49º São Bento do Norte 5,90
50º Natal 5,89
51º Vila Flor 5,89
52º Angicos 5,88
53º Brejinho 5,86
54º Upanema 5,86
55º Baía Formosa 5,84
56º Ielmo Marinho 5,83
57º Pureza 5,83
58º Augusto Severo 5,82
59º Jardim do Seridó 5,81
60º Extremoz 5,80
61º Bento Fernandes 5,75
62º Cruzeta 5,75
63º São Tomé 5,75
64º Jundiá 5,74
65º Passa e Fica 5,74
66º Coronel João Pessoa 5,73
67º Coronel Ezequiel 5,72
68º Encanto 5,72
69º Lagoa d’Anta 5,72
70º Itaú 5,71
71º Campo Redondo 5,70
72º Nísia Floresta 5,67
73º Jaçanã 5,66
74º Riachuelo 5,65
75º Serra de São Bento 5,64
76º Frutuoso Gomes 5,63
77º Tenente Laurentino Cruz 5,62
78º Triunfo Potiguar 5,62
79º Porto do Mangue 5,61
80º Rafael Godeiro 5,61
81º Francisco Dantas 5,60
82º Serrinha dos Pintos 5,60
83º Antônio Martins 5,59
84º Viçosa 5,59
85º Pedro Avelino 5,58
86º Presidente Juscelino 5,55
87º Olho-d’Água do Borges 5,54
88º Umarizal 5,54
89º Almino Afonso 5,53
90º São João do Sabugi 5,52
91º Areia Branca 5,51
92º São José do Campestre 5,49
93º Cerro Corá 5,48
94º São José de Mipibu 5,48
95º Doutor Severiano 5,47
96º Paraú 5,47
97º Martins 5,45
98º Ipanguaçu 5,44
99º Jardim de Angicos 5,44
100º Maxaranguape 5,44
101º Rafael Fernandes 5,43
102º Ipueira 5,40
103º Jucurutu 5,40
104º Nova Cruz 5,40
105º São Bento do Trairí 5,40
106º Riacho da Cruz 5,39
107º Galinhos 5,37
108º Jandaíra 5,37
109º Bodó 5,35
110º João Câmara 5,33
111º Carnaubais 5,32
112º Venha-Ver 5,31
113º Goianinha 5,30
114º Pilões 5,30
115º Portalegre 5,29
116º Felipe Guerra 5,28
117º Messias Targino 5,28
118º Grossos 5,26
119º João Dias 5,26
120º Macau 5,23
121º Pendências 5,23
122º Caicó 5,22
123º Governador Dix-Sept Rosado 5,22
124º Água Nova 5,21
125º Canguaretama 5,21
126º Taboleiro Grande 5,20
127º Major Sales 5,19
128º Taipu 5,19
129º Vera Cruz 5,19
130º Florânia 5,18
131º Montanhas 5,17
132º Santo Antônio 5,17
133º Pedro Velho 5,16
134º Tibau do Sul 5,16
135º Parelhas 5,13
136º José da Penha 5,11
137º Itajá 5,10
138º Januário Cicco 5,10
139º Macaíba 5,09
140º Mossoró 5,09
141º Poço Branco 5,07
142º Paraná 5,05
143º Tibau 5,05
144º Tenente Ananias 5,04
145º Santa Cruz 5,03
146º Espírito Santo 5,01
147º São Gonçalo do Amarante 5,01
148º Riacho de Santana 4,94
149º Touros 4,92
150º Bom Jesus 4,87
151º Pau dos Ferros 4,87
152º São Francisco do Oeste 4,86
153º Alto do Rodrigues 4,81
154º Apodi 4,81
155º Açu 4,75
156º Ceará-Mirim 4,73
157º Parnamirim 4,72
158º Jardim de Piranhas 4,69
159º Currais Novos 4,65
160º Luís Gomes 4,55
161º Serra do Mel 4,52
162º Lagoa Nova 4,51
163º Alexandria 4,46
164º Patu 4,39
165º Marcelino Vieira 4,35
166º São Miguel 4,23
167º Baraúna 4,21
Fonte: Portal SUS