SEJA BEM-VINDO(A)!

Desejo que você possa ter uma ótima navegação, e que desfrute das notícias aqui veiculadas. Não esqueça de voltar, pois você é sempre bem-vindo(a)!

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Prefeito "Novinho" batiza a neta Lara



O Prefeito Raimundo Marcelino Borges, o "Novinho", batizou, ontem, dia 27/02/2012, a neta Lara Camila, filha de Cleidiano e Clarissa, na Igreja Matriz de São João Batista, em Cerro Corá. O batismo foi realizado pelo Diácono Luiz Carlos.

Fonte: http://www.novinho.org/


Aplicação em 2012 não atinge condenados no RN

No Rio Grande do Norte, a Lei da Ficha Limpa não alcançaria os vereadores da Operação Impacto, condenados recentemente pelo juiz Raimundo Carlyle, da 4ª Vara Criminal, porque a decisão foi monocrática e não de um colegiado.  O processo -  polêmico também por envolver parlamentares que devem concorrer às eleições deste ano - encontra-se na Câmara Criminal do Tribunal de Justiça face o recurso dos condenados. A depender da agilidade na tramitação da matéria, os desembargadores poderão fazer valer a punição, tornando-os inelegíveis, ou absolvê-los. No âmbito potiguar,  a nova lei poderá ter aplicabilidade somente no caso dos inúmeros prefeitos e ex-prefeitos com contas desaprovadas no TCE e sobre este tema divergências de opiniões é o que não faltam.

De qualquer maneira, o presidente do TRE/RN, desembargador Saraiva Sobrinho, não entrou em detalhes quanto aos possíveis recursos aplicados ao caso, mas destacou que este e os demais  de impugnar decisões judiciais previstos na legislação estarão disponíveis a todos os candidatos, partidos e coligações. "Cabe recurso eleitoral para o TRE contra a decisão prolatada pelo Juiz de 1º grau, e do recurso especial eleitoral, destinado ao TSE, quando a decisão for do regional", disse. Saraiva afirmou ainda que, da mesma forma, é também cabível o recurso extraordinário, para o Supremo Tribunal, em face da decisão do TSE. "Qualquer decisão que aplique a "Lei da Ficha Limpa", assim como disposições de outras normas, estará sujeita a recurso da parte que se viu prejudicada".

Depois de quase dois anos e 11 sessões de julgamento, a Lei da Ficha Limpa foi considerada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e será aplicada integralmente já nas eleições deste ano. Pela decisão do tribunal, a lei de iniciativa popular que contou com o apoio de 1,5 milhão de pessoas, atingirá, inclusive, atos e crimes praticados no passado, antes da sanção da norma pelo Congresso, em 2010. A partir das eleições deste ano, não poderão se candidatar políticos condenados por órgãos judiciais colegiados por uma série de crimes, como lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e contra o patrimônio público, por improbidade administrativa, por corrupção eleitoral ou compra de voto, mesmo que ainda possam recorrer da condenação a instâncias superiores.

Também estarão impedidos de disputar as eleições aqueles que renunciaram aos seus mandatos para fugir de processos de cassação por quebra de decoro parlamentar, como fizeram, por exemplo, Joaquim Roriz, Paulo Rocha (PT-PA), Jader Barbalho (PMDB-PA) e Waldemar Costa Neto (PR-SP).

A lei barrará também a candidatura de detentores de cargos na administração pública condenados por órgão colegiado por terem abusado do poder político ou econômico para se beneficiar ou beneficiar outras pessoas. Não poderão também se candidatar aqueles que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos e funções públicas rejeitadas por irregularidades que configurem ato doloso de improbidade.

Pelo texto da lei aprovado pelo Congresso e mantido pelo STF, aqueles que forem condenados por órgãos colegiados da Justiça, como um tribunal de Justiça, permanecem inelegíveis a partir dessa condenação até oito anos depois do cumprimento da pena. Esse prazo, conforme os ministros, pode superar em vários anos o que está previsto na lei

Simon defende proposta que estende a aplicação da Ficha Limpa ao serviço público em todo o país
Simon defende proposta que estende a aplicação da Ficha Limpa ao serviço público em todo o país

Um político condenado em segunda instância, como um Tribunal de Justiça, fica inelegível até o julgamento do último recurso possível. Geralmente, o processo termina apenas quando julgado o último recurso contra a condenação no STF. E isso pode demorar anos. Depois da condenação em última instância, ele começa a cumprir a pena que lhe foi imposta, período em que permanece inelegível. E quanto terminar de cumprir a pena, ele ainda estará proibido de se candidatar por mais oito anos.

Senadores pedem que lei seja estendida ao Executivo

Brasília - Os desdobramentos da Lei da Ficha Limpa foram tema de pronunciamentos na retomada dos trabalhos legislativos do Senado. Na sexta-feira, a  senadora Ana Amélia (PP-RS) pediu a presidenta Dilma Rousseff que adote, por meio de decreto presidencial, os critérios da Lei da Ficha Limpa  para todos os cargos do Executivo, conforme recomendação da Controladoria Geral da União (CGU). senadora informou que a sugestão será encaminhada à presidente Dilma, que discute o assunto com a Casa Civil, o Ministério da Justiça, a Secretaria de Relações Institucionais e a Advocacia-Geral da União (AGU). "Que a ideia da ficha limpa contamine todos os níveis da administração pública - conclamou a senadora, ao lembrar que Dilma age com correção ao afastar de cargos públicos denunciados por corrupção."

Ana Amélia ressaltou que câmaras de vereadores, assembleias legislativas e prefeituras já pensam em adotar a 'ficha limpa' para os cargos da administração pública. Como exemplo, ela citou a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e as câmaras de vereadores dos municípios gaúchos de Erechim e Passo Fundo e da cidade de Macaé (RJ), que já discutem projeto de lei para aplicação da 'ficha limpa'.

Na avaliação da parlamentar, a decisão do Supremo Tribunal Federal de declarar constitucional a Lei da Ficha Limpa "tornou-se um marco para a democracia e para a luta contra a impunidade neste país". Ela defende mais rigor para evitar que políticos corruptos ingressem ou permaneçam na política. Para isso, em sua visão, devem ser adotadas outras medidas complementares, como a reforma política. A senadora disse defender o aumento de risco para as atividades corruptas para reforçar o comportamento ético dos agentes públicos. Ao citar declaração do ministro chefe da CGU, Jorge Hage à Folha de S. Paulo, Ana Amélia disse que o nível de corrupção na Dinamarca e no Brasil é o mesmo. A diferença, segundo assinalou, é que naquele país existe a chance de os atos corruptos darem errado, o que não existe no Brasil.

Já o senador Pedro Simon (PMDB-RS) ressaltou que a extensão da Ficha Limpa ao Executivo é um desejo não só do ministro Jorge Hage, que está à frente da CGU, mas também dos ministros Gleisi Hoffmann, da Casa Civil, e José Eduardo Cardoso, da Justiça. "A presidenta pode assinar. E a hora é agora, porque o efeito disso é muito importante, o efeito psicológico e em âmbito nacional. Muda Brasil!", sugeriu.

Além dessa iniciativa, Simon também defende uma proposta de emenda à Constituição que o senador Pedro Taques (PDT-MT) quer apresentar em breve. A proposição estende a aplicação da Ficha Limpa ao serviço público em todo o país. Para apresentar a PEC, Pedro Taques está recolhendo assinaturas de seus colegas.




 

Petrobras e Marinha iniciam esta semana resgate de embarcação que naufragou na Antártica

A Petrobras deve iniciar ainda esta semana o resgate da embarcação brasileira que naufragou na Antártica, em dezembro de 2011, quando transportava 10 mil litros de óleo combustível para a Estação Antártica Comandante Ferraz, localizada no Continente Antártico. Embora tenha ocorrido há cerca de dois meses, o acidente só foi divulgado no último final de semana.

Em nota, a Marinha informou que assinou um termo de compromisso com a empresa petrolífera brasileira, que já enviou para o local do acidente o navio de apoio Gulmar Atlantis. A previsão é que a embarcação chegue ao seu destino na quarta-feira (29), levando a bordo uma equipe de militares composta por meteorologistas, navegadores, mergulhadores e médico.

De acordo com a Marinha, a chata (embarcação cargueira) afundou devido à "mudança repentina das condições ambientais locais". Imagens feitas com o uso de um veículo submarino operado a distância indicaram que a embarcação estava a cerca de 40 metros de profundidade e a cerca de 900 metros da praia onde fica a base militar e científica. Nenhum vazamento de óleo foi constatado e a estrutura da embarcação estava preservada.

Para tentar trazer à embarcação à tona, os mergulhadores irão usar boias infláveis e o guindaste do Gulmar Atlantis. Perguntada sobre o eventual risco de vazamento do combustível do tipo anticongelante (gasoil artic), a Marinha informou que "durante a reflutuação serão empregados todos os recursos necessários para a contenção de poluição ambiental".

O Brasil é signatário de protocolos internacionais de preservação ambiental do Continente Antártico, o que amplia a preocupação da Marinha com um possível vazamento do óleo durante a operação.

A Força destaca "a responsabilidade do Brasil em honrar os compromissos definidos no Protocolo ao Tratado Antártico sobre a Proteção do Meio Ambiente, pelo qual os países membros devem tomar as medidas necessárias para reagir a situações que possam ameaçar o meio ambiente antártico." Em nota, acrescenta que "com o intuito de mostrar aos demais membros do tratado o nosso compromisso de bem zelar por aquele continente, a Marinha do Brasil solicitou o apoio da Petrobras para, em conjunto, realizar a operação de reflutuação da chata."

O óleo combustível especial seria usado para abastecer os geradores da base brasileira, reabastecida anualmente durante o verão antártico, de novembro a março, por navios da Marinha. A estação abriga pesquisadores brasileiros que fazem estudos financiados pelo governo brasileiro sobre os efeitos das mudanças climáticas na Antártica e suas consequências para o planeta, além de pesquisas sobre a vida marinha e a atmosfera.

Um incêndio na madrugada do último sábado (25) destruiu, segundo a própria Marinha, cerca de 70% das instalações da base brasileira, comprometendo 40% do Programa Antártico Brasileiro, matando dois militares e ferindo um terceiro.

Com informações da Agência Brasil.




quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

JUVENTUS VENCE O GREMIO POR 1 X 0 E DECIDE VAGA CONTRA O PALMEIRAS



Mais um jogo decisivo na Copa dos Campeões foi realizado nesse domingo 12/02. O Juventus de Cerro Corá e o Grêmio de Tenente Laurentino jogavam pela recuperação (os dois tinham perdido na 1ª rodada).

No primeiro tempo o Grêmio foi bem melhor, mas não soube reverter em gols a sua superioridade. Já o Juventus, que não se encontrou no 1º tempo, fez algumas substituições no intervalo e cresceu na 2ª etapa. Com a entrada do meia armador Alcivan no lugar de Railton, e do volante Edivaldo no lugar de Naldinho , o time do Juventus ficou mais veloz e com boa mobilidade no meio de campo.

Aos 20 minutos do 2º tempo o treinador Gilmar fez mais duas alterações, colocando os atacantes Sandrinho e Ronaldo. E foi o próprio Sandrinho que, aos 25 minutos, fez o gol da vitória do Juventus.

Classificação.

Só o Grêmio está fora pela briga. Ficou pra última rodada, a disputa pelas duas vagas. No sábado, 25/02, teremos Grêmio x Potengi, cabendo ao representante de São Tomé um simples empate para garantir a sua classificação.

Já no domingo, 26/02, Palmeiras de Lagoa Nova e Juventus de Cerro Corá vão travar uma batalha pela outra vaga. O Palmeiras com 4 pontos joga pelo empate, já que o Juventus ocupa a 3ª colocação com 3 pontos.

OBS.: Em nome de Gilmar, agradeço ao povo de Cerro Corá pelo apoio ao Juventus, time que está representando a nossa Cidade. A presença de vocês foi muito importante. E, mais uma vez, todos estão convocados para a próxima partida do Juventus, que irá decidir uma vaga para a final.

PRÁ CIMA DELES JUVENTUS !!!


 Juventus vence o Grêmio com a força do Banco
 O Grêmio teve um bom começo de jogo, mas caiu com a força do Juventus


Fonte: http://www.atletismonopodio.blogspot.com/

Com anotações de Charles Brown



Novas ações do Brasil Sem Miséria miram famílias em extrema pobreza

favela
Entre as metas está o mapeamento de famílias que muitas vezes vivem lugares bastante isolados

Lançado em junho de 2011, o programa Brasil Sem Miséria já localizou quase 490 mil famílias com renda per capita abaixo de R$ 70. Mas o número ainda é uma parcela pequena das 16,2 milhões de pessoas que, segundo o Censo 2010, vivem em nível de pobreza extrema.

O plano do governo da presidenta Dilma Rousseff prevê ações em diversas frentes além da transferência de renda para beneficiar pessoas que vivem com menos de R$ 70 por mês, buscando aumentar oferta de emprego, a capacitação e o acesso a serviços públicos como saúde, educação e saneamento.

Mas o primeiro grande desafio é chegar a essas famílias que vivem em extrema pobreza no país, um trabalho artesanal que vem sendo realizado por equipes volantes que precisam ir a lugares muitas vezes isolados, cujos moradores nem sempre procuram assistência.

– É preciso realizar a busca ativa para determinadas populações, porque muitos grupos simplesmente não vão atrás do cadastro, como as populações quilombolas e ribeirinhas– diz a assistente social Claudina Barbosa Lima, gerente de transferência de renda da Secretaria de Assistência Social (Sasc) do Piauí.
Uma das primeiras metas do plano é mapear, até o fim de 2013, 800 mil famílias que vivem com este patamar de renda, das quais mais da metade já foram localizadas. Fazer o cadastro para que elas passem a contar com Bolsa Família é a primeira providência do plano, afirma o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Rômulo Paes.

Mas o plano abrange outras 126 ações além do programa de transferência de renda, explica Paes.
Plano customizado
– É preciso que essas pessoas tenham a oportunidade de vivenciar o bônus da emergência econômica no Brasil– afirma Paes à BBC Brasil. “Para, isso o estado faz uma opção de focar nas pessoas que estão na base da pirâmide e de apresentar um conjunto de alternativas customizadas para suas vidas, de acordo com os ambientes onde vivem.”

De acordo com Paes, os programas listados no escopo do Brasil Sem Miséria - alguns preexistentes, outros criados para o plano – serão adotados de acordo com as necessidades de cada região.
Em áreas rurais, por exemplo, podem ser aplicados programas de assessoramento técnico agrícola, fomento para a agricultura familiar, incentivos para famílias que promovam a conservação ambiental (Bolsa Verde) e combate ao trabalho infantil; em áreas urbanas, o foco são ações de assistência social, diz Paes.

Segundo o secretário-executivo do MDS, o sucesso do Brasil Sem Miséria depende da parceria com estados e municípios, a quem cabe o trabalho junto às populações localizadas.
– O governo federal depende de parceiros mais próximos da população beneficiária, então é importante que estados e municípios sejam partícipes. O bom funcionamento depende disso– diz Paes.

piaui
Em cidades com Assunção do Piauí, renda do Bolsa Família pode não ser suficiente para tirar as pessoas da situação de extrema pobreza

Longo prazo
Mas não há uma fórmula matemática para precisar o tempo que o plano vai levar para produzir efeitos. Ele é mais difícil de quantificar do que o Bolsa Família, que foi lançado em outubro de 2003 e em três anos já tinha chegado a 11 milhões de pessoas.
– Em nosso caso, estamos partindo de vários programas. A expectativa é que até o fim deste ano eles (os programas) estejam funcionando de maneira integrada em varias regiões do país. Mas obviamente temos maior capacidade de articulação desses servicos nas áreas urbanas (do que nas rurais)– afirma.

A aplicação local das ações do Brasil Sem Miséria se dá pela por parcerias com órgãos locais e por pactos firmados entre o governo federal e os estados.

No Piauí, por exemplo, foi lançado no início deste mês o programa Mais Viver. De acordo com o coordenador, Cezar Fortes, trata-se de uma versão local do Brasil Sem Miséria para articular as ações do governo federal com atores locais e complementá-las com outras iniciativas regionais.

De acordo com a Sasc do Piauí, que tem pouco mais de 3 milhões de habitantes, 660 mil pessoas vivem abaixo da linha de pobreza (a faixa de renda de até R$ 70).
Fortes afirma que o problema não é tanto localizar novas famílias e ampliar o número de contemplados pela transferência de renda. Segundo ele, o estado já chegou ao seu “teto” no Bolsa Família, com 444 mil famílias recebendo o benefício.

A necessidade, agora, é diversificar as ações para aquelas com menor renda e refinar o cadastro para ter certeza que as pessoas que mais precisam estão sendo beneficiadas.
– Há pessoas que mesmo recebendo o Bolsa Família continuam na linha de extrema miséria– afirma. “O valor médio do Bolsa Família no Piauí é de R$ 120. Em metade dos casos, não é o suficiente para tirar as pessoas da situação de extrema pobreza.”

Assunção do Piauí
É o que se vê em Assunção do Piauí, cidade que tem a menor renda per capita no estado (R$ 137) e onde 46% da população está na faixa do Brasil Sem Miséria, recebendo até R$ 70 por mês.
Não há opções de emprego na cidade, e a tradição de trabalhar na roça, cultivando feijão, tem dado pouco dinheiro à população, que fica à mercê das chuvas esparsas do semiárido e vem sofrendo com uma sucessão de colheitas ruins.

Nas casas visitadas pela BBC Brasil, a única renda fixa é o Bolsa Família, não raro dividido por muitas bocas. Da população de 7.500 habitantes, 1.446 famílias recebem o Bolsa Família. Outras estão na fila de espera porque cidade já chegou à cota estabelecida pelo MDS.

Mas a situação está melhor do que três anos atrás, afirma a assistente social Ana Alaídes Soares Câmara, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade. Ponta de lança das ações sociais voltadas para a população, o Cras foi implantado em 2009 e regularizou o acesso ao Bolsa Família.
Antes disso, o cadastro para o benefício era irregular, e os moradores eram contempladas ou não de acordo com seu partido político, diz Ana Alaídes. Na época, ela diz que existia um Cras “fictício” que a antiga prefeitura fingia estar funcionando.
– O Ministério (do Desenvolvimento Social) já repassava dinheiro para o Cras, mas ele nunca tinha sido implantado. Quando a gestora ficava sabendo que ia ter visita do Sasc, mandava pintar a casa de um dia para o outro para fingir que estava funcionando– conta.

Os moradores de Assunção do Piauí dizem que a vida melhorou desde que têm o “cartão”, como se referem aos recursos que recebem pelo Bolsa Família. Mas ainda não fazem menção ao Brasil Sem Miséria, cujos benefícios ainda não conhecem.

Segundo Cezar Fortes, as primeiras ações a serem realizadas na cidade são a construção de cisternas para abastecer famílias com pouca oferta de água, a ser executada pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa); e um programa de alfabetização para jovens e adultos que será implantado nos 30 municípios piauienses com maior índice de analfabetismo, realizado pela Secretaria Estadual de Educação em parceria com as universidades federal e estadual do Piauí.






Promotora diz que Lindemberg é mentiroso e manipulador

promotora
A promotora Daniela Hashimoto disse que Lindemberg não matou Eloá no susto e que ele já entrou no apartamento da jovem com intenção de matá-la

A promotora Daniela Hashimoto fez seu pronunciamento aos jurados, no final da manhã desta quinta-feira, durante o quarto dia de julgamento de Lindemberg Alves, acusado de matar Eloá Pimentel. Em sua fala, ele disse que o réu odiava a a ex-namorada e que invadiu o apartamento em que ela morava com a intenção de matá-la.

– Eloá era apenas um objeto nas mãos de Lindemberg. Ele tinha ódio dela– disse a promotora, após distribuir cópias dos autos aos jurados. Ela disse ainda que o réu já sabia o que iria fazer no apartamento.
Em depoimento de mais de uma hora, a promotora deu detalhes da investigação do crime e também afirmou que o tiro que atingiu a amiga de Eloá, Nayara Rodrigues, foi desferido por Lindemberg.

– A perícia comprovou que a Nayara foi atingida por um projétil de calibre 32. Só o Lindemberg tinha essa arma no dia dos fatos– diz.

Segundo Daniela, Lindemberg teria tido tempo de se refugiar após a polícia ter explodido a porta do apartamento de Eloá e invadido o local e, só em seguida, ele teria atirado na vítima. Com isso, de acordo com a promotora, a afirmação feita pelo réu durante seu interrogatório na quarta-feira- de que atirou contra suaex-namorada sem pensar, é mentirosa.

Após a fala da promotoria, será a vez da advogada de defesa, Ana Lúcia Assad, que terá uma hora e meia para expor suas provas. Caso achem necessário, as duas partes terão uma réplica de uma hora antes do encerramento desta fase.

A expectativa é de que este seja o último dia do julgamento. Após o debate, os jurados serão reunidos para decidir se absolvem ou condenam Lindemberg pelos seus crimes. Na sequência, a juíza Milena Dias irá determinar a sentença.





Rosalba anuncia programa para erradicar a pobreza

Acompanhada do primeiro escalão, Rosalba sobe as escadas da Assembleia Legislativa e é recebida pelo deputado Ricardo Motta

Acompanhada do primeiro escalão, Rosalba sobe as escadas da Assembleia Legislativa e é recebida pelo deputado Ricardo Motta

Enquanto lança o que aponta para ser o principal programa social da gestão, o RN Maior, a governadora Rosalba Ciarlini mantém o discurso de pedir paciência aos servidores públicos que aguardam há mais de um ano pela implantação dos planos de cargos carreiras e salários de 14 categorias. Na leitura da mensagem anual no Legislativo estadual, a chefe do Executivo apresentou o RN Maior, embora ainda não detalhado, o programa traz uma meta arrojada: erradicar a pobreza extrema no Estado, situação onde estão 405 mil pessoas.

A governadora disse que sete secretarias serão envolvidas nessa ação, que será lançada oficialmente no início do mês de março, com a presença da ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campelo. Durante a leitura da mensagem anual aos deputados estaduais, a governadora voltou a focar nas críticas às gestões de Wilma de Faria e Iberê Ferreira. Admitiu que 2011 foi um "ano difícil" e disse ter feito o governo "possível".

Rosalba Ciarlini definiu 2012 como o ano da "arrancada" e destacou o RN Maior como uma espécie de "guarda-chuva" que irá amparar diversas ações voltadas para o social, como o saneamento básico e combate às drogas. Para essa atuação, ela batizou como "RN Vida" o projeto de combate as drogas e tratamento aos usuários.

No foco da saúde, a governadora anunciou que no  próximo mês inaugurará um hospital maternidade em Mossoró. Além disso, também destacou que na capital potiguar construirá um novo hospital, a ser instalado na zona Oeste.

Críticas ao passado

Embora diga que não usará o passado como "álibi', Rosalba Ciarlini dedicou parte do seu discurso de 19 páginas a falar ainda sobre como encontrou o Estado do Rio Grande do Norte. Ela destacou os R$ 800 milhões em dívidas deixadas pelas administrações passadas e disse que foi obrigada a destinar parte dos recursos para pagar os débitos. "Recursos que poderiam custear obras e programas sociais tiveram de ser utilizados na quitação desses débitos. foi doloroso, mas tinha de ser feito", disse.

Sobre a Copa do Mundo de 2014, Rosalba voltou a lembrar que quando chegou ao Estado encontrou a "Copa perdida", mas disse que ao final de 2012 50% das obras do estádio Arena das Dunas estarão concluídas. "Tudo conforme o cronograma entregue à Fifa. Com a Copa garantida, agora é hora de avançarmos nas obras de mobilidade e nas ações de saúde, segurança e estruturação turística", completou.

Em um discurso de ações administrativas, Rosalba Ciarlini lembrou que recebeu críticas com tom político e disse que essas se "ancoraram no ranço". "O nosso  governo não espera indulgência prévia nem teme o debate público; espera equilíbrio e objetividade na avaliação e serenidade no embate político", destacou.

Ela disse que nomeia o passado porque ele é "causa do desastre" e ressaltou que o primeiro ano de gestão foi "pisando em terreno minado, desarmando bombas de efeito retardado plantadas pelos arquitetos do caos fiscal".

Ainda no tom político, Rosalba fez elogios à presidente Dilma Rousseff e disse que com ela não teve dificuldade no trâmite das demandas. "Podemos testemunhar a inequívoca orientação da própria presidente Dilma para dar ao Rio Grande do Norte o tratamento dispensado a qualquer outra unidade da federação", completou.

Deputados divergem sobre  mensagem

Os deputados estaduais divergiram sobre a mensagem anual da governadora Rosalba Ciarlini, lida ontem no plenário do Legislativo. Enquanto os governistas enalteceram o tom de otimismo da chefe do Executivo, os oposicionistas avaliaram que o discurso "não teve conteúdo".

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Getúlio Rego (DEM), elogiou a mensagem e disse acreditar em um ano muito melhor para o Estado potiguar. "Ela (a governadora) sinalizou claramente para a retomada dos investimentos no Estado, afim de melhorar o serviço ofertado a população, principalmente nos setores mais estratégicos, como saúde, educação e segurança pública", disse. Ele ressaltou o anúncio da governadora investimentos para dinamizar a economia do Estado e gerar justiça social. "Estou otimista e acho que será um ano muito melhor do que 2011", completou.

Já a deputada estadual Márcia Maia (PSB) fez críticas duras à governadora Rosalba Ciarlini. "Foi uma mensagem muito superficial, sem conteúdo, poucas metas e elas (as metas) são de exclusividade do Governo Federal", disse a filha da ex-governadora Wilma de Faria

A parlamentar do PSB afirmou estar decepcionada: "esperava uma mensagem com mais conteúdo, principalmente diante do caos que estamos vivendo na segurança pública, educação e investimento no Rio Grande do Norte". Márcia Maia observou que esperava uma mensagem de otimismo "mas que tivesse conteúdo e políticas públicas capazes de fazer acontecer".

Bate-papo

Rosalba Ciarlini » governadora

Ao chegar para a sua leitura anual, a senhora se deparou com o protesto de servidores cobrando a implantação do Plano de Cargos Carreiras e Salários. O que a senhora tem a dizer para esses servidores?

Que a vontade de implantar é muito grande, nós precisamos é ter os meios, as condições. Claro, que se tivessem (os meios) já teriam sido implantados. Não foram implantados (os planos) porque não houve meios. Encontrei o Estado em situação financeira de muitas dificuldades. Estamos vendo isso com muita seriedade, mas com muita vontade de poder atender. Ano passado estive reunida com os sindicatos, queremos manter essa mesa de negociação, onde a própria governadora, com secretários e representantes do sindicato, estaremos de forma muito transparente mostrando a eles a evolução da receita. Temos que continuar no rumo certo de cumprir a lei de responsabilidade fiscal. A proporção que a receita for crescendo e a gente vá melhorando nosso potencial, aí poderemos avançar. Temos o compromisso já para julho da polícia militar. Não vou ficar prometendo nada de forma irresponsável. Irei dentro da realidade sentar com eles (os servidores). Tudo que for possível nós vamos fazer.

E sobre as gratificações? Seus auxiliares chegaram a anunciar que elas seriam retomadas em fevereiro. O que não ocorreu?

Está sendo analisado pela administração para ver como é possível retomar esse benefício aos servidores.

Quando a senhora anunciará o escolhido para ocupar a vaga do Tribunal de Contas do Estado?

Isso tem tempo.

Mas já faz cinco meses que o cargo está vago.

Não se apresse porque a criança nascerá.

Mas cinco meses já se passaram?

Mas são nove meses para uma criança.

Ficha Limpa deve mesmo ser aplicada em 2012

O voto da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber favorável à constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa praticamente definiu o placar do julgamento iniciado ontem e que deve ser concluído nesta quinta-feira. Rosa Weber se junta a pelo menos cinco ministros que em julgamentos anteriores já haviam se manifestado pela constitucionalidade da lei que veda a candidatura de políticos condenados por órgãos colegiados e daqueles que renunciam para fugir de processos de cassação. Com isso, a Lei da Ficha Limpa deverá ser aplicada nas eleições deste ano de forma integral, salvo alguma alteração pontual que pode ser feita até o final do julgamento. A votação foi interrompida ontem quando o placar estava 4 a 1, favorável a declarar a lei constitucional.

Recém empossada no STF, Rosa Weber afirmou em seu voto que a Lei da Ficha Limpa não viola o princípio da presunção de inocência ao tornar inelegíveis políticos condenados judicialmente por órgãos colegiados, como um tribunal de Justiça, mesmo que ainda caiba recurso dessa condenação. Em seu voto, a ministra afirmou que a presunção da inocência está vinculada ao direito penal. Impor restrições em caráter eleitoral a políticos condenados em segunda instância não configuraria violação ao princípio da inocência e garantiria a proteção da coletividade e do estado democrático de direito.

"A Lei da Ficha Limpa foi gestada no ventre moralizante da sociedade brasileira que está agora a exigir dos poderes instituídos um basta", afirmou a ministra em seu voto. O homem público, acrescentou, submete-se a regras mais severas do que o homem comum. "Entendo que esta Corte não deve ser insensível a essas aspirações populares", disse a ministra.

O voto de Rosa Weber vai ao encontro do que já manifestaram publicamente os ministros Luiz Fux, Joaquim Barbosa, Ricardo Lewandowski, Carlos Ayres Britto e Cármen Lúcia. O ministro Marco Aurélio, que votou em 2011 por adiar para as eleições deste ano a aplicação da Lei, deve se juntar a esses ministros.

O ministro Dias Toffoli, que havia pedido vista do julgamento no ano passado, julgou ser inconstitucional barrar a candidatura de políticos condenados em segunda instância, mesmo que ainda possam recorrer da condenação. No entanto, ele entendeu que é legítimo impedir a candidatura de políticos que renunciam para fugir da cassação.

Ao final do julgamento, os ministros podem reduzir os prazos previstos na lei para tornar um político inelegível. De acordo com o texto, o político se torna inelegível a partir da condenação em segunda instância, estendendo-se pelo prazo que for necessário até que seja condenado em última instância, somado o tempo em que estiver cumprindo a pena que foi imposta e mais oito anos a contar do fim do cumprimento dessa sanção.

Conforme os contrários à regra, esse dispositivo poderia tornar o político inelegível por mais de 50 anos. Fux sugeriu em seu voto, e essa proposta deverá ser discutida, que seja possível abater do prazo de inelegibilidade de oito anos o período decorrido entre a condenação por órgão colegiado e a decisão definitiva da Justiça.

Fonte:
www.tribunadonorte.com.br


terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL 2012 EM CERRO CORÁ



Em primeira mão, para você que sempre acompanha o nosso Blog, informo as atrações e a programação do Carnaval 2012 na Cidade de cerro Corá.

Sábado dia 18:

Banda Batuka Moleque

Max e  Banda Estelar

 Banda Sem Limites Elétrico


Domingo Dia 19:

Apartir das 16:00 horas haverá matinê para as crianças, com arrastão saindo da Praça verde até a Praça Tomaz Pereira.

No palco:

Banda Pirygueto,

Banda Sem Limite Elétrico 

Banda Só o Mií Elétrico


Na Segunda Dia 20:  

Apartir das 16:00 horas, arrastão saindo da Praça Walter Olímpio no Bairro Tancredo Neves, até a Praça Tomaz Pereira com o tradicional desfile das quengas.

No palco:

Banda Iererê,

Max e  Banda Estelar

Banda Só o Mií Elétrico


Na Terça Dia 21: 

Apartir das 16:00 horas, arrastão saindo do Posto Serrano no Bairro Seridó, até a Praça Tomaz Pereira  no encontro dos principais blocos da região do seridó.

No apalco:

Banda Axé Cumadre

banda Galera Beach 

banda Batuka Moleque


Recém ordenado Pe. Luiz Carlos participou da passagem do Bota Fé em Currais Novos

Pe. Luiz Carlos ao lado do bispo diocesano Dom Délson participaram juntamente com centenas de fieis da passagem do Bota Fé em Currais Novos na tarde de domingo(12).

Fotos de Vlaudey Liberato.
 
 
 
 

Natalenses são agredidos no Aeroporto Galeão, Rio



Horror e revolta no Aeroporto Internacional Tom Jobim, nesta segunda-feira (13).

Potiguares que moram em Ipanema, no Rio de Janeiro, ao desembarcar de viagem a Natal, Cristiano Damasceno (40) e Dario Cocentino (48) foram xingados por dois taxistas piratas, Marcos Ribeiro da Silva, 40 anos, e Rodrigo Alves da Silva, 31.

Segundo as vítimas, a confusão começou após a recusa ao serviço de táxi. Rodrigo Silva, então, teria provocado e xingado a dupla em tom homofóbico, por se tratar de um casal homossexual.

O jornalista Dario sofreu leves escoriações no rosto. Um pontapé no queixo levou Cristiano ao chão  e ele está internado com suspeita de traumatismo craniano.

No Rio da Olimpíada e da Copa, existem no aeroporto internacional os ‘jóqueis’, taxistas piratas que ficam abordando passageiros. Há tempo são alvo de investigação, mas até hoje nenhuma providência.

As imagens foram gravadas pelo circuito interno do aeroporto, mostradas por vários canais de TV e jornais.




Sem Kaká, Mano convoca Seleção com Ronaldinho e Ganso

O comandante voltou a apostar em Paulo Henrique GansoO técnico Mano Menezes realizou nesta terça-feira, no Rio de Janeiro, sua primeira convocação do ano para jogos da Seleção Brasileira. Na lista para o amistoso contra a Bósnia-Herzegovina, agendado para o próximo dia 28, na Suíça, o treinador deixou de fora Kaká, que nunca atuou sob seu comando na equipe canarinho. Em compensação, o comandante voltou a apostar em Paulo Henrique Ganso e Ronaldinho Gaúcho para a armação.

Kaká não atua pela Seleção Brasileira desde 2 de julho de 2010, data da partida contra a Holanda, pelas quartas de final da Copa do Mundo da África do Sul. O jogador do Real Madrid havia aparecido na lista para os amistosos com Gabão e Egito, mas teve de ser cortado por causa de uma lesão muscular.

Veja a lista de convocados da Seleção para o primeiro jogo no ano:

Goleiros:
Diego Alves (Valencia-ESP)
Julio Cesar (Inter de Milão-ITA)
Rafael (Santos)

Laterais:
Adriano (Barcelona-ESP)
Alex Sandro (Porto-POR)
Daniel Alves (Barcelona-ESP)
Danilo (Porto-POR)
Marcelo (Real Madrid-ESP)

Zagueiros:
David Luiz (Chelsea-ING)
Dedé (Vasco)
Luisão (Benfica-POR)
Thiago Silva (Milan-ITA)

Volantes:
Elias (Sporting-POR)
Fernandinho (Shakhtar-UCR)
Hernanes (Lazio-ITA)
Sandro (Tottenham-ING)

Meias:
Ganso (Santos)
Lucas (São Paulo)
Ronaldinho Gaúcho (Flamengo)

Atacantes:
Hulk (Porto-POR)
Jonas (Valencia-ESP)
Leandro Damião (Inter)
Neymar (Santos)

* Fonte: gazetaesportiva.net


Irmão de Eloá diz que Lindemberg era um 'monstro'

Ronickson Pimentel dos Santos, irmão de Eloá Pimentel, definiu Lindemberg Alves, acusado de matar sua irmã em 2008, como "louco", "vingativo" e "extremamente agressivo". Nas palavras de Ronickson, que foi ouvido durante o julgamento do caso na manhã desta terça-feira (14), o réu é um "monstro". Ronickson foi o primeiro a ser interrogado nesta manhã, segundo dia de julgamento.

Os trabalhos do tribunal do júri foram retomados por volta das 9h30. Lindemberg passou a noite desta segunda-feira (13) no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo.

O júri presidido pela juíza Milena Dias ocorre mais de três anos após um dos sequestros mais longos do país - cerca de cem horas - acompanhado ao vivo pela TV, que terminou com a morte da estudante, com 15 anos à época.

"Ele é um monstro, um louco, agressivo", reforçou Ronickson em seu depoimento. Após dizer isso, o irmão de Eloá encarou Lindemberg, que abaixou a cabeça.

Ronickson falou por cerca de uma hora ao tribunal do júri - ele chorou três vezes. O irmão de Eloá se emocionou ao lembrar da doação de órgãos da irmã - que ele definiu como uma "atitude muita linda" de sua mãe -, ao dizer que sua família está se reconstruindo
e ao relatar que o irmão caçula, Everton Douglas, se sente culpado por ter apresentado Eloá a Lindemberg, de quem era amigo à epoca.

Por diversas vezes ao longo de sua fala, Ronickson encarou o réu, que abaixava a cabeça sem esboçar reação. O irmão de Eloá disse ainda que ela chegou a reclamar uma vez que havia apanhado de Lindemberg. Ronickson questionou o namorado da irmã na época, que negou tudo. Segundo ele, a irmã vivia triste. "Ele era agressivo, sempre arrumava brigas por futebol", disse.

Ronickson classificou a morte de Eloá como uma "traição" de Lindemberg em relação à família da vítima, que sempre o tratava como um filho. "O que ele fez foi uma traição". "Lindemberg tirou todos os sonhos da Eloá. E o que ela mais queria era ser veterinária", completou.

O advogado Thiago Pinheiro, que defende o pai de Eloá, Everaldo Pereira dos Santos, disse durante o depoimento de Ronickson que seu cliente afirmou que o tiro na virilha da vítima era um disparo simbólico. "O tiro eu não sei se foi simbólico, mas foi para matar", respondeu Ronickson.

O assistente da acusação, José Beraldo, também interveio durante o depoimento do irmão de Eloá. "Olha para os olhos dele e diga se Lindemberg se mataria". "Não. Ele não se mataria", respondeu Ronickson.

Após o depoimento de Ronickson, o tribunal do júri começou a ouvir as testemunhas de defesa. A primeira a falar é o advogado Marcos Assumpção Cabello, o primeiro a ser contratado pela família do réu para acompanhar as negociações com a Polícia Militar durante o sequestro de Eloá, em outubro de 2008.

Vídeos
O primeiro dia de julgamento de Lindemberg começou por volta 10h50 desta segunda-feira. Durante a manhã, houve a exibição de vídeos tanto do Ministério Público quanto da defesa do réu aos jurados. Seis homens e uma mulher compõem o conselho de sentença, definido no início do julgamento.

Durante uma hora e meia, a defesa de Lindemberg exibiu cerca de 15 vídeos jornalísticos que retratam a cobertura da imprensa e também a invasão da Polícia Militar ao apartamento onde a Eloá foi mantida refém por cinco dias, entre 13 e 17 de outubro de 2008.

Entre as reportagens apresentadas pela advogada Ana Lúcia Assad, que representa Lindemberg, há entrevistas do réu logo após a prisão, em imagens divulgadas por uma emissora de TV, na qual ele diz que "gostaria de voltar o tempo". Há também entrevistas com Nayara Rodrigues da Silva, mantida refém e baleada por Lindemberg, na qual diz que só efetuou os disparos após a entrada da PM no apartamento.

A promotora Daniela Hashimoto também exibiu um vídeo retratando o comportamento agressivo de Lindemberg Alves.

Depoimentos
Após a apresentação dos vídeos, três amigos de Eloá que também foram mantidos reféns por Lindemberg em 2008 e um policial militar depuseram. Nayara Rodrigues, que foi baleada pelo acusado, disse que o namoro de Lindemberg e Eloá tinha "idas e vindas". Segundo ela, os dois terminaram "várias vezes".

A garota acrescentou que o acusado passou a odiá-la depois que Eloá terminou definitivamente o relacionamento. "Ele achava que eu influenciava negativamente a Eloá. Ele achava que ela tinha terminado o namoro por minha causa. Ele me odiava e odiava minha mãe", disse. A pedido da jovem, Lindemberg foi retirado do plenário.

Nayara começou a chorar ao lembrar da amiga. "Ele batia nela o tempo todo dentro da casa, não largava a arma", disse, emocionada. A advogada de defesa de Lindemberg, Ana Lúcia Assad, porém, afirmou que Nayara "simulou choro". "Teve dramatização demais, ela estava bem orientada", disse. Para o advogado de Nayara, Marcelo Oliveira, a defesa está "desesperada".

Iago Vilera
Já Iago Vilera, um dos adolescentes também feitos reféns, prestou depoimento por mais de 30 minutos. O acusado voltou à sala do júri sem algemas e escoltado por dois PMs para assistir ao depoimento, já que o jovem não se opôs à presença dele. "Eu vi o Lindemberg perseguindo a Eloá, passando de moto e encarando os amigos de forma ameaçadora", disse Vilera. "Fiz tratamento psicológico para me curar do trauma."

Victor Campos
Antes dele, o estudante Victor de Campos, que também foi mantido refém, contou que Lindemberg, durante o cárcere privado, falou que "não estava para brincadeira". "Ele dizia que ia fazer uma besteira. Me deu uma coronhada porque achou que eu tinha algo com a Eloá."

Segundo ele, o acusado dizia aos reféns: "Vou atirar em um de vocês para botarem fé em mim". "O que me dava mais medo era ver meus amigos tomarem um tiro, acontecer alguma tragédia", disse.

Atos Valeriano
Além dos três jovens, prestou depoimento nesta segunda o sargento da Polícia Militar Atos Antonio Valeriano, que escapou de um tiro durante o sequestro. Ele foi o último a falar no primeiro dia do júri. Segundo o PM, Lindemberg Alves atirou para matá-lo. "O tiro passou a 30 centímetros da minha cabeça." Valeriano disse que o acusado repetia várias vezes que ia "matar todo mundo" e depois se matar.

Lindemberg responde por 12 crimes. Além da morte de Eloá, são duas tentativas de homicídio (contra Nayara e o sargento Atos Antonio Valeriano, que escapou do tiro); cárcere privado (de Eloá, Victor, Iago e duas vezes de Nayara) e disparo de arma de fogo (foram quatro).

Segundo o Ministério Público, se Lindemberg for condenado por todos os crimes atribuídos a ele, a pena mínima poderá ser de 50 anos e a máxima, de 100 anos de reclusão. Pela legislação do país, no entanto, ninguém pode ficar preso a mais de 30 anos. O julgamento de Lindemberg deve durar três dias, segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).

Fonte: http://www.tribunadonorte.com.br/


Cerro Corá vista do espaço, via satélite



Com a visão panorâmica que só a tecnologia via satélite e a internet via Google Earth permite, o lay-out geográfico e distribuição dos imóveis e áreas urbanas da cidade, tendo como pano de fundo o açude Eloy de Souza. Situada na aba direita da Serra de Santana,  é a cidade da região do Seridó mais próxima de Natal, a capital do Rio Grande do Norte, a uma distância de 140 km, a partir da BR-226, entrando-se à direita, no distrito de Cajazeiras, em Macaíba. A partir da BR-226, com acesso depois do posto da Polícia Rodoviária Federal, em Campo Redondo, na região do Trairi, anda-se mais 45 km, para então se entrar à direita. A distância aumenta para 190 km.




PMDB e Democratas têm mais robustez para o pleito municipal de 2012

A considerar a robustez partidária, para as eleições municipais deste ano em Cerro Corá, pelo menos dois partidos aparecem como os mais fortes, o PMDB e DEM, dois aliados políticos que, em dezembro do ano passado tinham 230 e 331 eleitores filiados a esses partidos, ou seja, 44,17% do número de todos os 1.270 filiados a partidos políticos no município.



Esse número de filiados ao PMDB e ao Democratas já representa, para os dois, 15% do  contingente eleitoral de Cerro Corá, que pode chegar a 8.500 votantes até maio, quando se encerra as inscrições de novos eleitores e transferência de domicílios eleitorais para as eleições de 3 de outubro.


De acordo com os dados abaixo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), estão aptos à disputa dos cargos majoritário e proporcional (prefeito e vereador) 16 partidos políticos em Cerro Corá, dos quais, o PHS é o que tem o menor número de filiados, apenas oito. Afora o PMDB e DEM, todos os outros 14 partidos têm a abaixo de 76 filiados, que é o número de filiações do terceiro maior partido, o PP, seguido de perto pelo PDT, com 71 filiações partidárias.


Consulta Filiação Partidária
Pesquisa por Município - Rio Grande do Norte - CERRO-CORÁ - Todos Partidos - Dezembro / 2011
UFMunicípioPartidoEleitores%
RNCERRO CORÁPC DO B241,89
RNCERRO CORÁPT463,622
RNCERRO CORÁPRB564,409
RNCERRO CORÁPP765,984
RNCERRO CORÁPTB665,197
RNCERRO CORÁPR685,354
RNCERRO CORÁPSD655,118
RNCERRO CORÁPMN503,937
RNCERRO CORÁPMDB23018,11
RNCERRO CORÁDEM33126,063
RNCERRO CORÁPV292,283
RNCERRO CORÁPDT715,591
RNCERRO CORÁPSB614,803
RNCERRO CORÁPSDB302,362
RNCERRO CORÁPPS594,646
RNCERRO CORÁPHS80,63
TOTAL1.270


Fonte: www.novinho.org

Felipe Maia: “Em Currais Novos quem vai dizer os caminhos do DEM é Geraldo Gomes”

O prefeito de Currais Novos, Geraldo Gomes (DEM) continua com prestigio em alta com a cúpula estadual do DEM. Na entrevista que concedeu à Rádio Caicó AM, o deputado federal Felipe Maia deixou bem claro, que o partido tem em Geraldo, uma candidatura à reeleição já confirmada, e que além dele, o prefeito contará com as presenças da governadora Rosalba e do senador José Agripino em seu palanque.

Geraldo Gomes é o nosso líder e prefeito em Currais Novos e merece todo o respeito do deputado Felipe Maia, do senador José Agripino e da governadora Rosalba Ciarlini. Quem vai dizer os caminhos que o DEM deve traçar nas eleições de Currais Novos é Geraldo Gomes”, explicou. Felipe deseja participar de campanhas de aliados em vários municípios do Seridó. “Eu vou me fazer presente onde os prefeitos do DEM estão administrando as cidades. Tenho muitos amigos e correligionários no Seridó, a começar pelos prefeitos de Currais Novos, Ouro Branco, Lagoa Nova, Cerro Corá, Bodó e outros”, finalizou.




domingo, 12 de fevereiro de 2012

PMs da Bahia encerram greve, mas dizem que mobilização continua

Brasília - O comando da greve dos policiais militares da Bahia informou em nota o fim da paralisação que durou 12 dias. No documento divulgado na noite de ontem (11) os PMs disseram que, apesar de não terem as reivindicações atendidas, consideram o movimento vitorioso por ter mostrado a insatisfação da categoria com os baixos salários e o tratamento dado pelo governo baiano.

"Nossa decisão partiu da premissa de que dignificamos a corporação encetando [iniciando] uma ação amplamente vitoriosa, que repercutiu na sociedade baiana e em nível nacional", destacou o comunicado. "O fim do nosso movimento não significa nem que aceitamos a proposta do governo, nem que encerramos a nossa luta. Ela continua, por melhores condições de trabalho e respeito", destacou a categoria na nota.

O texto ressaltou ainda que os policiais demonstraram amadurecimento, ao evitar entrarem em confronto com o Exército e negociar o cumprimento das determinações do Poder Judiciário. Segundo a nota, os grevistas entenderam que não poderiam prejudicar ainda mais a sociedade e encerraram o movimento.

O fim da greve foi decidido por volta das 20h30 de ontem (11), depois de cerca de três horas de assembleia no ginásio do Sindicato dos Bancários, em Salvador. Desde 31 de janeiro, quando começou a paralisação, até ontem à noite, 171 pessoas foram assassinadas na região metropolitana de Salvador.

Os policiais que ficaram parados até quinta-feira (9) serão anistiados e não receberão punição administrativa. A assessoria do governo do estado, no entanto, informou à Agência Brasil que a situação de 12 líderes do movimento que tiveram mandados de prisão expedidos pela Justiça não depende mais do governador Jaques Wagner, mas dos tribunais.

Em nota, a Secretaria de Comunicação do estado informou que não mudou a proposta em relação ao apresentado nos últimos dias. O governo continua a oferecer reajuste de 6,5% retroativos a janeiro e fevereiro, mais a incorporação gradual de gratificações até 2015. Os ganhos, segundo a secretaria, chegarão a 38,89% para soldados e a 37,11% para sargentos. O projeto de lei será enviado à Assembleia Legislativa esta semana.

A Secretaria do Comunicação do governo baiano alegou ainda que os grevistas conseguiram avanços. Isso porque o estado concordou em incorporar dois tipos de gratificação aos salários dos policiais, em vez de apenas um tipo, como estava acertado antes do início da paralisação.


* Fonte: Agência Brasil

Prova do concurso do INSS será realizada hoje, das 14h às 18h, horário de Brasília

O concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) será realizado neste domingo (12), das 14h às 18h, horário de Brasília. Segundo a Fundação Carlos Chagas, instituição organizadora do certame, são esperados 11.799 candidatos para 375 vagas no cargo de Perito Médico Previdenciário e 909.337 para as 1.500 vagas no caro de Técnico do Seguro Social, num total de 1.875 postos de trabalho.

Os salários vão de R$ 4.496,89, para Técnico do Seguro Social, a R$ 9.070,93, para Perito Médico Previdenciário. Para saber o local dos exames, basta acessar o site da Fundação . É importante lembrar que os portões serão abertos às 13h30 e as provas começam pontualmente às 14h, horário de Brasília.

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) prevê que até o mês de março deste ano já se consiga preencher 900 postos de Técnico e 150 de Perito Médico, ficando as demais vagas para serem ocupadas entre julho e novembro do mesmo ano.




Alcaçuz: Laudo do ITEP sobre fuga em massa é concluído e remetido ao MP

O laudo foi encaminhado para o Ministério Público Estadual como parte da investigação sobre uma possível facilitação.

O setor de laudos da Coordenadoria de Criminalística do Instituto Técnico-Científico de Polícia concluiu as análises sobre a estrutura do Pavilhão Rogério Coutinho Madruga, de onde 41 presos fugiram no dia 19 de janeiro, na maior fuga da história da penitenciária estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta. O laudo foi encaminhado para o Ministério Público Estadual como parte da investigação sobre uma possível facilitação.

Os documentos são assinados pela perita criminal Vercília Teci, que visitou o presídio no dia seguinte a fuga em massa. Além disso, o laudo contou com colaboração do perito criminal Paulo Roberto do Vale, que apresentou algumas observações sobre as condições da unidade prisional.

Em conversa com o Portal BO, ele ressaltou que o documento confirma a versão apresentada pelos agentes penitenciários de Alcaçuz de que as celas estavam todas sem cadeados, com isso, o uso de algum artefato comprido permitiria que os presos conseguissem abrir as grades.

Essa versão foi apresentada pelos agentes que chegaram a produzir um vídeo reproduzindo como os detentos conseguiram fugir da unidade. Os presos teriam arrancado pedaços de ferros das estruturas das paredes que estariam quebradas e amarrado esses pedaços com tiras de panos, formando uma vara de aproximadamente dois metros de comprimento.

O laudo apresentado pelo ITEP reforça que algumas paredes do Pavilhão Rogério Coutinho Madruga realmente apresentavam danos, todos causados por um motim promovido pelos detentos uma semana antes fuga em massa. Segundo os peritos da Coordenadoria Criminal, os documentos atestam as fragilidades do presídio que é tido como de segurança máxima.

O laudo foi enviado para a Promotoria Criminal de Nísia Floresta, comarca responsável pela penitenciária de Alcaçuz, e também deverá ser remetido para a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, onde transcorre uma investigação feita por uma comissão especial. O objetivo é saber se houve facilitação por parte de agentes penitenciários ou policiais militares que trabalham na unidade.

* Fonte: Portal B.O.


Cantora Whitney Houston morre aos 48 anos

Uma das vozes mais potentes da música pop, a cantora e atriz norte-americana Whitney Houston morreu neste sábado (11), aos 48 anos, segundo informações da agência de notícias Associated Press. De acordo com a polícia local, Houston foi encontrada morta em seu quarto, no quarto andar de um hotel de Beverly Hills. Não havia sinais aparentes de crime ou violência, declarou um porta-voz da polícia a jornalistas diante do hotel. Segundo Kirsten Foster, assessor da estrela, a causa da morte permanece desconhecida e está sendo investigada.

Segundo a polícia de Beverly Hills, seguranças do hotel fizeram uma ligação de emergência sobre Houston às 15h43 locais (21h43 no horário de Brasília). Uma equipe de paramédicos já estaria no hotel por conta de uma festa do Grammy e teria tentado ressuscitar, sem sucesso, a cantora. Às 15h55, Houston foi declarada morta.

Whitney, que se preparava para reaparecer no cinema em uma nova versão de "Sparkle", seu primeiro papel cinematográfico desde "Um Anjo em Minha Vida" em 1996, morreu na véspera da 54ª entrega anual dos prêmios Grammy.

A notícia de sua morte provocou uma onda de reações nos meios de comunicação de admiradores e outras celebridades. "O coração destroçado e em lágrimas pela trágica morte da minha amiga, a incomparável Whitney Houston... Nunca será esquecida como uma das maiores vozes da terra", expressou a cantora Mariah Carey.

* Com informações da Associated Press

Lula é internado no Hospital Sírio-Libanês

Brasília - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi internado ontem (11) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Segundo o boletim médico, Lula chegou ao hospital queixando-se de perda de apetite e fadiga.

A avaliação médica constatou uma inflamação na laringe e no esôfago, decorrentes da radioterapia. Os médicos que acompanham o tratamento do ex-presidente optaram por interná-lo para observação e intensificação das medidas de suporte nutricional, fisioterápicas e fonoaudiológicas.

O boletim médico diz ainda que o estado de saúde de Lula é bom e não há alteração no plano de tratamento.

Lula faz tratamento contra um câncer na laringe desde outubro do ano passado. Ele já passou por sessões de quimioterapia e faz sessões de radioterapia.

Com informações da Agência Brasil.

PALMEIRAS E POTENGI EMPATAM PELA COPA DOS CAMPEÕES

Classificado como melhor joga até agora, as equipes do Palmeira de Lagoa Nova e Potengi de São Tomé  empataram pelo placar de 1 x 1. Os gols só sairam no 2º tempo, sendo que o Potengi inaugurou o placar aos 10 minuto do 2º  tempo, gol assinalado por Isac. Enquanto que Romarinho empatou para  o Palmeiras.

Uma boa torcida compareceu ao Estádio Oton Osório, principalmente a torcida de Lagoa Nova. Com o empate, as duas equipes lideram a competição com 4 pontos.

O Juventus de Cerro Corá joga hoje, 12/02/2012, contra o Grêmio de Tenente Laurentino. Os dois precisam vencer para continuar com chances na competição.

Convoco a população de Cerro Corá para comparecer ao Estádio de Futebol Othon Osório, para torcer pelo time da casa. Você morador de Cerro Corá, vamos torcer pelo time que está representando a nossa Cidade. O Juventus precisa de nossa presença para incentivar os jogadores que estão representando o nosso município.

PRÁ CIMA DELES JUVENTUS !!!



quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

STF decidirá em 15 dias se Ficha Limpa vale para 2012

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso, afirmou ontem que a Corte deverá decidir, nos próximos 15 dias, se a Lei da Ficha Limpa vale ou não vale nas eleições deste ano.

De acordo com Peluso, o julgamento pelo plenário do STF deverá ocorrer antes do carnaval. A expectativa é de que o tribunal conclua que está em vigor neste ano a regra impedindo a candidatura de políticos ficha suja. Estão incluídos nessa categoria os políticos condenados por decisões de tribunais e aqueles que renunciaram para fugir de processos de cassação.

O STF fixará uma posição sobre a lei ao julgar ações movidas pela Ordem dos Advogados do Brasil, pelo PPS e pela Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL). O Supremo já começou a analisar as ações, mas em dezembro um pedido de vista do ministro Dias Toffoli suspendeu o julgamento. Antes do pedido de vista, dois ministros – Luiz Fux e Joaquim Barbosa – já tinham votado pela validade da lei.

É importante que o STF defina o assunto antes do início do período eleitoral. Na eleição presidencial de 2010, houve muita confusão porque o tribunal somente adotou um entendimento definitivo cinco meses após a votação. Na ocasião, o Supremo concluiu que a Lei da Ficha Limpa não valeu em 2010 porque a regra não foi aprovada com uma antecedência mínima de um ano. Há um dispositivo na Constituição Federal segundo o qual mudanças no processo eleitoral têm de ser realizadas pelo menos um ano antes do pleito. Em tese, essa decisão teria de ser tomada antes da aprovação das regras eleitorais de 2012.